Conversando com um espiritualista - volume I

Traição e predeterminação

Participante: vamos dizer que um espiritólogo se depare com pessoas pedindo ajuda relatando a seguinte vivência: tenho várias oportunidades de trair meu cônjuge. Se tudo é predeterminado poderia eu aproveitar essas oportunidades e viver tais experiências? Deus estaria feliz com isso?

Sim, se estiver predeterminado você aproveitará estas oportunidades. Se não estiver, você pode morrer de vontade, mas nunca vai fazer.

O problema quando se fala em predeterminação é que você tem que entender que vai acontecer o que tiver que acontecer. Esta questão serve para você entender que aconteceu o que tinha que acontecer. Mas, este ensinamento nunca vai servir para lhe dizer o que vai acontecer amanhã. Isso porque o que está predestinado para acontecer amanhã, só será conhecido no momento em que estiver sendo vivido.

Então sim, você pode aproveitar as oportunidades que tiver para trair seu marido, se aproveitar, se estiver predeterminado que aproveitará. Só que no momento que aproveitar, você não está fazendo o que quer, mas apenas sendo guiada pela predeterminação. Esse é a resposta a primeira parte da sua pergunta.

Segundo aspecto: Deus fica feliz com isso? Deus não fica feliz nem com isso nem com nada. Isso porque Deus não fica feliz com nada: Ele é a Felicidade. Sendo Ele quem determina o que vai acontecer, o que está predeterminado, e face às propriedades Dele, o que posso dizer é que aquele, e qualquer outro, ato é a Justiça em ação, o Amor Sublime em ação e, também, a Felicidade em ação.

Portanto, Deus não fica feliz pelo fato de você trair ou não seu marido. Ele é a felicidade e por isso tudo o que acontece é resultado da Felicidade de Deus.