Conversando com um espiritualista - volume I

Só se consegue a elevação no momento de sofrimento?

Participante: Atualmente, encontro-me numa fase da vida muito tranquila, materialmente falando. Sinto-me saudável, sem graves obrigações e preocupações. Mas, já não vejo isso como algo totalmente positivo, pois vejo claramente que não aplico o mesmo esforço na reforma íntima, quanto nos momentos de crise. Pergunta: Só seremos capazes de evoluir, mediante dores e vicissitudes desagradáveis? Se não, o que fazer para sair da zona de conforto?

Não, você pode evoluir, no sentido de liberta-se da mente humana, tanto no prazer quanto na dor. Agora, antes de se culpar por não estar fazendo neste momento que sua vida está tranquila, é preciso você entender uma questão. Aliás, esta compreensão é muito importante nos dias de hoje.

Vocês estão saindo de um mundo de provas e expiações. Como o próprio nome diz, este é um mundo onde é preciso provar, através de expiações, que você quer evoluir, que quer aproximar-se de Deus, que quer afastar-se da ilusão humana. Neste mundo é preciso provar que quer mudar-se.

Já no próximo mundo, aquele que nasceu n dia 21 de dezembro de 2012, o que é chamado de mundo de regeneração, terão que haver mudanças. Por isso, nesse mundo, mais do que provar que quer, você precisará se regenerar, se mudar.

Sabendo disso, precisamos entender o seguinte. Vocês não buscam libertarem-se da satisfação porque ainda se satisfazem com ela. Já com a dor, vocês não se satisfazem. Por isso, buscam se libertar apenas quando as vicissitudes são sofredoras.

Então, o fato de não buscar a evolução espiritual nos momentos de felicidade é uma questão ainda de estar no mundo de provas e expiações. Quando chegar ao mundo de regeneração terá que começar a trabalhar tanto na dor quanto no prazer, mas por enquanto ainda não se pode cobrar disso, porque não é o momento de fazer isso.

Sendo tudo isso real, lhe digo: se está vivendo hoje um momento onde suas vicissitudes são prazerosas, viva esse momento desta forma, mas prepare-se, porque se este mundo é de expiações e como está na pergunta 132 de O Livro dos Espíritos isso significa que se consiste em viver vicissitudes, alternância de situações, saiba que esta sua aparente tranquilidade daqui a pouco acabará. Fatalmente acontecerá uma vicissitude negativa.

Por isso, já que como você mesmo disse, não consegue libertar-se no momento do prazer, pelo menos viva este momento com a consciência de que as coisas não continuarão acontecendo desta forma, pois a vida é vivida com vicissitudes, com a alternância situação e espere próximas encarnações para que comece, então, também a lutar contra o prazer...