Conversando com um espiritualista - volume II

Sujeira do espírito

Participante: se não estou enganado, você disse uma vez que no processo de evolução espiritual o espírito se limpa. Se isso acontece, quando foi que ele se sujou? De que exatamente ele se limpa: das críticas, das opiniões, do eu?

Segundo o livro Gênesis da Bíblia, o pecado original, ou seja, a origem da sujeira está no fato do espírito comer o fruto da árvore do conhecimento, adquirir um saber. A partir daí, cada vez que o ser transforma um conhecimento em um saber, ele se suja.

Se toda vez que um espírito assume que uma verdade que tenha é absoluta se suja. A limpeza, então, se consiste em não saber, ou seja, em não tornar absoluta as informações que tenha. Se consiste em viver apenas com o conhecimento, ou seja, em viver com o valor de relativo às verdades que tenha. No momento que consegue isso, o espírito se limpou.

Isso é importante de ser compreendido, pois são os frutos da árvore do conhecimento, a ideia de saber, que levam à questão de julgar o bem do mal, capacidade que segundo os mestres apenas Deus tem. Cada vez que o espírito se liberta de um saber, se liberta da pretensão de saber se o que está acontecendo é bom ou mal, ele se aproxima do Pai.

Saber: é isso que suja o espírito e é o que ele precisa se limpar, se libertar.