Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Sobre processos contra irmão

O que é um processo contra um irmão?

Participante: quando eu tenho algo contra alguém e quero julgar e condenar.

Perfeito... Então, sempre que você acusa alguém, abriu um processo contra essa pessoa.

Quando algum de vocês tem uma queixa contra um irmão na fé, como se atreve a pedir justiça a juízes que não são cristãos em vez de pedir ao povo de Deus? (Capítulo 06 – versículo 01)

Sabe, eu não gostei do que ele fez comigo. Por causa disso saio fazendo fofoca dele, falando para todo mundo que não gostei, exigindo que o outro pare de falar com aquele para provar que é meu amigo... Isso não se faz...

Você tem que entregar ao povo de Deus, ou melhor, ao próprio Deus o julgamento daquela pessoa. Não deve abrir processo, juntar testemunhas e fazer com que os outros penalizem aquele que você não gosta.

Vocês não sabem que o povo de Deus julgará o mundo? E se vocês vão julgar o mundo não são capazes de julgar coisas tão pequenas? (Capítulo 06 – versículo 02)

Agora Paulo diz que o povo de Deus vai julgar o mundo, mas antes ele diz que o povo de Deus não julga ninguém, pois entrega o julgamento a Deus. Sendo assim, quando ele diz agora que o povo de Deus julgará o mundo, está dizendo que o povo de Deus acatará o julgamento que Deus fizer.

Não sabem que julgaremos até os anjos? Quanto mais então as coisas dessa vida! Portanto, se vocês processam os outros por coisas simples, não procurem, para julgar esses casos, os que não tem nenhuma aceitação na igreja. Que vergonha! Será que não há entre vocês alguém com bastante sabedoria para resolver uma questão entre irmãos? É claro que há. Mas o que acontece é que o irmão leva ao tribunal a sua queixa contra o outro e deixa que juízes descrentes julguem o caso!

Só o fato de existir questões entre vocês, já mostra que falharam completamente. (Capítulo 06 – versículo 03 a 07)

Paulo começa falando que você deve levar o seu caso ao tribunal de Deus. O que quer dizer isso? Se você tem um caso contra alguém leve ao tribunal de Deus e não ao tribunal comum, ou seja, à sua consciência.

Mas, reparem: logo depois ele diz que você já falhou porque quis atribuir culpa a alguém.

Não seria melhor sofrer a injustiça? Não seria melhor ser roubado? Ao contrario, vocês cometem injustiças uns contra os outros e roubam uns aos outros e isso tudo entre os próprios irmãos! (Capítulo 06 – versículo 08)

Você reclama de Deus quando lhe roubam, mas você mesmo não rouba os outros? Como depois quer acusar o outro quando ele rouba?

É isso que Paulo está dizendo. Se você já tem um problema com alguém, você está errado. Não seria melhor você ser injustiçado já que comete injustiça contra os outros?

Com certeza vocês sabem que os maus não herdarão o Reino de Deus. (Capítulo 06 – versículo 09 e 10)

Maus no sentido de individualistas, aqueles que querem para si.

Não se enganem, não herdarão o Reino de Deus os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os difamadores, os marginais. (Capítulo 06 – versículo 09 e 10)

Já falamos o que cada um dos termos que Paulo usa simbolicamente representa.

Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencerem a Deus e aceitos por Ele por meio do senhor Jesus Cristo e pelo espírito do nosso Deus. (Capítulo 06 – versículo 11)