BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

Só o filho sabe quem é o Pai

Só o filho sabe quem é o Pai. O que quer dizer isso? Só aquele que se entrega ao caminho encontra a felicidade, sabe quem é Deus.

Só conhece Deus aquele que entra em comunhão com o Pai. Cristo não está falando de conhecer, está falando em reconhecer. Só reconhece Deus, o Universo, a Vida Universal aquele que põe em prática os ensinamentos. Aquele que não entre em comunhão possui apenas uma teoria do que são essas coisas, tem uma ideia individualizada que acha que é a realidade.

Quem acredita na teoria do que são essas coisas tornam-se sábios. Quando isso acontece se afastam mais ainda da Verdade, pois não sabem quem é o Pai.

Então, veja, o caminho para a felicidade não é pelo conhecimento sobre Deus, mas através da entrega ao próprio caminho. É preciso entregar-se ao próprio caminho para colher resultados, pois só a realização do caminho (a prática dos ensinamentos) vai torna-lo apto a entender essas coisas.

Apenas um detalhe: entender sem entender, ter um entendimento sem ter uma razão que entenda. Se não for assim, torna-se sábio e nesse caso não caminha mais.

É isso que Cristo está dizendo aí: não queira tornar-se sábio, mas praticante. Quanto mais você pratica o caminho, mais conhece do Universo sem saber nada.

Não é exatamente o que está escrito aí?

Participante: colocando em outras palavras, posso tecer mil teses a respeito do amor, mas só saberei o que é o amor amando?

Perfeito.

Participante: quando amar, toda a tese que criei sobre o amor acabará. Verei que não era nada daquilo que sabia.

Não, é o contrário. Quando amar vai entender que suas teses sobre o amor, são apenas as suas teses sobre amor e não ele mesmo.

Participante: são teses e não o amor.

Sendo assim, aquele que caminha formando teses sobre o amor, jamais ama. E aquele que ama jamais forma teses sobre o amor.

Lembro de uma vez que uma moça disse assim: ‘estou tentando amar como o senhor ensina’. Eu disse: pare de tentar e ame. Quem tenta amar é aquele que tem conceitos sobre como amor. Por isso usa os seus conceitos para julgar se está amando. Esse não ama: apenas vive os seus conceitos sobre amar.

Participante: aí cai na projeção do ego. Digamos assim: atende a sugestão do ego, atende a projeção, mas não está amando.

Perfeito.