Conhece a ti mesmo

Servir

Participante: como fica a questão do servir: servir ao próximo é servir a Deus ao ego?

Vou dividir a sua pergunta em duas (servir ao ego e servir a Deus) para poder lhe responder melhor. Vamos primeiro falar do serviço ao próximo.

Servir ao próximo é servir àquele que lhe está próximo e não ao ego, a você ou a Deus. E, o que determina a quem você está servindo é a intencionalidade com que participa da ação e não o ato que está sendo praticado.

Quando você acredita na racionalidade e na emotividade ilusória que lhe vem à mente durante uma determinada ação estará sempre servindo ao ego, pois tudo que vem deste criador de realidades ilusórias é fundamentado no individualismo. A característica individualista de qualquer ilusão criada pelo ego faz com que sempre ocorra uma intencionalidade e ela acaba com o serviço ao próximo.

Vou dar um exemplo para podermos compreender melhor.

Digamos que o ato que está ocorrendo é você dar um prato de comida a alguém que está com fome. Aparentemente você o está servindo, mas será que, dentro de tudo o que vimos neste estudo, realmente é isto que está acontecendo?

Veja bem. A sua felicidade não advém de dar o prato de comida, mas surge porque o que o ego racionalmente lhe disse que é certo fazer aconteceu. Por isto reafirmo: você está servindo primariamente ao ego (ao desejo por ele proferido pela razão) do que ao próximo.

Claro que o prato de comida está sendo ofertado ao próximo, mas isto ficou em segundo plano. A intenção primaria foi fazer o que se quer (servir a racionalidade criada pelo ego). Antes de servir ao próximo, portanto, está servindo ao seu ego.

Agora, quando você pratica atos sem participar racional ou emocionalmente, ou seja, sem submeter-se às intenções individualistas embutidas naquilo que o ego está falando, estará servindo ao próximo. Este serviço, no entanto, se dá por não servir ao seu ego e não pelo ato que se pratica.

Quanto a servir a Deus, não importa como você viva (se acredita ou não na racionalidade e nas emoções criadas pelo ego) sempre estará servindo a Deus. Isto porque, como ensina o Espírito da Verdade, cada espírito toma um instrumento em harmoniza com a matéria onde encarnará para ali cumprir as ordens de Deus (pergunta 132 de ‘O Livro dos Espíritos’).

Não importa o que seja feito, que ato seja praticado e nem como você vivencie cada um deles, tudo o que se realizar terá sido feito pelo Seu comando e, por isso, estamos sempre servindo a Deus.

Participante: na maioria das vezes servimos ao ego achando que estamos servindo ao próximo...

Sempre é isso. Enquanto não se libertar estará sempre servindo ao ego achando que está servindo ao próximo.

Por isso orientei anteriormente: se o seu ego diz que você é médium, não acredite, porque senão servirá ao ego. Ou seja, exercerá a mediunidade para ser médium e não servir ao próximo.

Mediunidade é doação, é caridade, não é benefício para quem a exerce. E, aquele que se acha médium vê nisso um benéfico para si. Com isso não está servindo ao próximo mas ao seu ego.