Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Servidores de Deus

Na verdade irmãos, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com os que tem o Espírito de Deus. Tive que falar com vocês como se fala com as pessoas do mundo, como se vocês fossem crianças na fé cristã. Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte porque vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos pois vivem como se fossem pessoas desse mundo. (Capítulo 03 – versículos 01 a 03)

Paulo está dando ai um grande recado, não é mesmo? Para as pessoas desse mundo nós temos que falar como se fala para crianças, Mas, se fala com crianças?

Participante: tudo bem explicado e por historinhas.

Isso, se fala por historinhas e sempre no diminutivo, coisinha bobinha.

Não se pode falar de Deus para vocês humanos numa linguagem elevada porque não compreenderiam. É por isso que nós damos muitos exemplos e brincamos muito... Se faz tudo isso porque estamos tratando com criancinhas, criancinhas na fé.

No trabalho de ontem falamos que precisamos ser maduros espiritualmente falando para podermos compreender as coisas desse mundo. Essa maturidade Espiritual já está na hora de se alcançar, viu?

Quando há ciúmes e brigas entre vocês sei que isso não prova que são pessoas desse mundo e fazem o que toda gente faz? (Capítulo 03 – versículo 03)

O ciúme e a briga são elementos das pessoas que são desse mundo. O espírito fora da carne, com consciência espiritual, não tem ciúme nem briga com ninguém porque ele não quer nada para si.

O ciúme só existe para aquele que quer alguma coisa e não tem. Quando não se tem o que quer, mas há outro que tenha isso, começa o ciúme. Não é a mesma coisa da é criança que chora porque pegaram o carrinho dela? Ainda se dizem maduros esses homens...

Sim, o ser humano é uma criança espiritualmente falando. Ele vive como uma criança brigando pelas suas coisas, pelas suas verdades, pelo seu nome, pela sua reputação, pela sua posse. Pobre homem, por um simples sopro de Deus acaba com ele.

Quando alguém diz eu sou de Paulo e outro eu sou de Apolo, será que não é assim não estão agindo como pessoas desse mundo? (Capítulo 03 – versículo 04)

Já falamos disso: cada nome citado por Paulo, na verdade são as correntes religiosas.

Quem diz eu sou de Krishna e o outro diz, sou de Buda, da igreja Evangélica ou católica, será que não estão falando de coisas desse mundo? Sim, estão, pois não existe fora do planeta Terra o catolicismo ou o budismo. Nada disso existe. Existe apenas uma única religião: Deus. Todos que vivem fora da materialidade se direcionam para Deus.

Mas o ser humano é tão criança que quer ter a posse de Deus, quer ser o único e legítimo dono de Deus. É igual a criancinha que diz: é o meu pai e não pode ser mais nada de ninguém...

Afinal de contas quem é Apolo e quem é Paulo? (Capítulo 03 – versículo 05)

Quem são as correntes filosóficas?

Somos somente servidores de Deus e foi por meio de nós que vocês creram no Senhor. (Capítulo 03 – versículo 05)

Cada Mestre, cada religião, cada corrente religiosa é um serviço de Deus.

Portanto, aquele que se prende em Cristo, Krishna ou Buda se esquece que esses mestres são servidores de Deus. Eles não são Deus: são servidores de Deus, a Voz Consciente de Deus na carne.

Cada um de nós faz o trabalho que o Senhor deu para fazer: (Capítulo 03 – versículo 05)

Cada Mestre tem a sua função dentro da obra global de Deus. Isso estamos falando há cinco anos.

Eu plantei e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer. (Capítulo 03 – versículo 06)

A única coisa que um mestre faz é trazer a mensagem. Quem vai fazê-la germinar é Deus.

Portanto, não importa quem seja, inclusive nós. Todos os espíritos que trabalham no orbe terrestre são instrumentos e estão aqui plantando uma semente. Quem vai regá-la e fazê-la germinar é Deus e não nós.

De modo que nem o que planta nem o que rega tem importância mas sim Deus que dá o crescimento. (Capítulo 03 – versículo 07)

É o que acabamos de falar.

Pois não há diferença entre o que planta e o que rega; Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um fizer. (Capítulo 03 – versículo 08)

Cada um vai receber de acordo com as suas obras: isso é importante. As suas obras para Deus através do amor ao próximo é o que importa...

Porque nós somos companheiros e trabalhamos juntos para Deus e vocês são o terreno onde Deus faz o seu trabalho. (Capítulo 03 – versículo 09)

Cada mestre tem a plena convicção de que ele é apenas um trabalhador de Deus e que cada ser humano, cada espírito encarnado, é um terreno de plantação onde ele tem que colocar uma semente de Deus para que o próprio Deus possa a faça germinar.

A partir disso digo: que não se coloque na boca dos mestres palavras contra essa ou aquela religião, contra essa ou aquela doutrina, contra essa ou aquela filosofia religiosa, pois todos os Mestres possuem a plena convicção de que são servidores de Deus e estão plantando para o Senhor e não para si mesmo.

Nenhum mestre veio para ele mesmo, viu?

Vocês são também o edifício de Deus. Usando o dom que Deus me deu, faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce e outro constrói sobre ele porém; cada um tome cuidado como constrói pois Deus já pôs Jesus Cristo como único alicerce., e nenhum outro pode ser colocado. (Capítulo 03 – versículos 09 a 11)

O que é Jesus Cristo? A ação amorosa, o amor em ação.

Então, quando Paulo diz que Deus já pôs Cristo como alicerce, disse que o único alicerce, a única base em sua vida deve ser o amor em ação.

Alguns usam ouro ou prata ou pedras preciosas para construírem sobre o alicerce. (Capítulo 03 – versículos 12)

Bens materiais.

Outros ainda usam capim, madeira ou palha. (Capítulo 03 – versículo 12)

Bens materiais mais simples. São aqueles que se dizem humildes, mas que ainda estão presos aos desejos mundanos...

O dia Cristo vai mostrar claramente o trabalho de cada um. (Capítulo 03 – versículo 13)

Paulo está nos dizendo exatamente aquilo que estamos falando: coloca-se Cristo como base do mundo material, mas ele não serve para isso. Ele é base do mundo espiritual.

Se você alicerça uma casa com Jesus Cristo, a sua construção só pode conter amor. Não pode ter ouro, prata ou brilhantes. Ou seja, não pode ter valores materiais, pois senão será uma casa oca construída sobre um alicerce forte: esta casa vai cair e ficará só o alicerce. É preciso construir as paredes com o mesmo material do alicerce: o amor.

Porque o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa, o fogo vai mostrar e provar a sua verdadeira qualidade. (Capítulo 03 – versículo 13)

Descrever o fogo que Paulo fala não é fácil. É a 'quentura' que vocês vão sentir naquele dia. Não uma quentura física e sim espiritual. Não existem palavras que eu possa usar para descrever o que o apóstolo quer dizer...

Se aquilo que alguém construir sobre o alicerce resistir ao fogo, então ele receberá recompensa, mas se o trabalho de alguém se queimar então ele perderá a recompensa. (Capítulo 03 – versículo 14)

Todas as coisas materiais são inflamáveis. Apenas o amor não se queima jamais.

Porém ele mesmo será salvo como alguém que escapou passando pelo fogo. Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o espírito de Deus vive em vocês. (Capítulo 03 – versículos 15 e 16)

Cada espírito é o templo de Deus e o Senhor vive dentro de cada um. Não que Deus esteja dentro, mas vive dentro do espírito através da causa primaria de todas as coisas.

Esta é a forma como Deus vive dentro das pessoas: tudo o que você faz é Deus que faz você fazer. É o Deus que mora no seu interior que comanda o seu exterior.

Assim se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá porque o templo de Deus é santo e vocês mesmos são o seu templo. (Capítulo 03 – versículo 17)

O que é destruir o templo de Deus? Destruir outro espírito, ser o agente da situação carmática da provas de outros espíritos.

É o que já conversamos... Quantas vezes vocês praticam atos que possibilitam ao próximo colher sofrimento? Como já disse, o ato não está errado e o sentimento acaba sendo amor, mas o problema é que você mereceu ser instrumento daquele momento. É isso que Paulo está nos dizendo.

Se você ajudar aquela pessoa a se desligar de Deus, Ele terá que reagir. Você conscientemente busca um sentimento para viver, por isso Deus vai ter que lhe dar uma nova situação onde você busque a sua melhora intima.

Que ninguém se engane. Se algum de vocês pensa que é sábio conforme a sabedoria humana, então precisa se tornar louco para ser de fato sábio. (Capítulo 03 – versículo 18)

Muito interessante este trecho: você precisa ser maluco para se tornar um sábio espiritual. Deixe-me falar um pouquinho disso.

A sabedoria espiritual não tem nenhuma lógica material. Ela não contempla nenhuma lógica material. Sendo assim, é preciso entendermos que para alcançá-la não podemos ficar presos às regras do mundo.

Lembra que antigamente vocês diziam assim: 'nós estamos na carne e precisamos seguir as regras da sociedade'. Não, não precisam. Mais: se seguirem continuarão sem alcançar a sabedoria espiritual...

Sei que vocês consideram sábio aquele que conhece as leis materiais e as regras da sociedade, mas Paulo está nos deixando muito claro que você para poder ser um sábio de verdade, dentro do sentido espiritual tem que ser louco, ou seja, não deve seguir nenhuma lei material. Enquanto você estiver preso e atado a estas leis não conseguirá a elevação espiritual.

Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria, Deus acha que é loucura. (Capítulo 03 – versículo 19)

Como este mundo é louco, não? Você tem que combinar roupa: que loucura! Você tem que fechar a boca para comer: que coisa louca!

Para Deus isso é louco porque o que importa é se alimentar e não como você se alimenta. Mas vocês criam um monte de regras de etiqueta para dizer quem se alimenta bem e quem se alimenta mal. Viver assim, para Deus é coisa de louco.

Sabe, você precisa se alimentar e além de ter que se alimentar ainda vai criar regras? Isso é uma loucura sem tamanho...

Como dizem as Escrituras Sagradas, Deus pega os sábios nas suas espertezas. (Capítulo 03 – versículo 19)

Coloca um na frente dele para ver se ele vai criticar ou não quem não segue estas regras.

E também: o Senhor sabe que os pensamentos do sábio não valem nada. Ninguém deve ficar orgulhoso com o que as pessoas fazem. Pois todas as coisas pertencem a vocês. Paulo, Apolo, Pedro, este mundo, a vida e a morte, o presente e o futuro, tudo isso é de vocês, e vocês pertencem a Cristo, e Cristo pertence a Deus. (Capítulo 03 – versículo 20 a 23)

Tudo isso foi dado a vocês, pertencem a vocês: a vida, a morte, a felicidade, a tristeza. Tudo isso é presente de Deus a vocês.

Quando recebemos um presente o que devemos fazer? Agradecer, louvar e ficar feliz, não é assim?

Sendo assim, quando Paulo nos diz que tudo o que existe nos foi dado de presente, está dizendo que a tudo que recebermos devemos Louvar a Deus. Mas, você Louva a Deus quando você compra uma coisa? Louva a si mesmo que ganhou o salário e pode comprar. Você se esquece que mesmo quando você compra é Deus que lhe deu, porque se Ele não tivesse dado você não teria.

Precisamos começar a entender e a vivenciar isso: vivenciar que Deus é quem dá tudo.