Conversando com um espiritualista - volume II

Ser vegetariano

Participante: somos vegetarianos há algum tempo. Acreditamos que isso é um ato de amor. Depois de estudar os ensinamentos vemos que isso é mais um ato egoísta. O que o senhor diz a respeito do vegetarianismo? O que os mestres dizem a respeito?

Ser vegetariano é egoísmo, mas ser carnívoro também o é. Não comer carne, mas só legumes, não é egoísmo. Vou explicar isso...

Veja bem. Ser egoísta é levar vantagem. Então, quando você se torna vegetariano por qualquer motivo, é um egoísta, já que está preso a fazer o que gosta, o que quer. Com isso, quando realiza o seu desejo, está levando alguma vantagem... Agora, se na sua alimentação você só se alimenta de vegetais, mas não é vegetariano, escolhe o que come, mas não está dizendo que é o melhor porque é vegetariano.

Comer não tem problema nenhum. Aliás, Cristo ensina que o problema não é o que entra pela boca, mas o que sai do coração. Assim, quando do seu coração sai a ideia de que ser vegetariano é algo muito bom, não está saindo nada universal, mas apenas individual.

Portanto, não se preocupe: coma o que quiser comer. Não tenha medo de comer ou deixar de comer carne. Coma o que quiser comer, mas não se rotule de nada. Isso pode lhe ajudar. Coma o seu legume em paz e se alguém lhe perguntar se é vegetariano, não afirme que é. Diga apenas que prefere o legume à carne.