Imperfeições do ser - Textos

Sentir

Já disse ao longo de nossas conversas que o ser humanizado não consegue sentir. O que ele chama de sentimento são as sensações ou emoções criadas racionalmente pela mente. A diferença entre emoção e sentimento está na razão para a existência.

Sentimento é algo completamente irracional, ou seja, não possui motivações racionais para existir. Já a emoção ou sensação é algo que é vivenciado a partir de informações racionais. O amor humano, por exemplo, é a sensação que surge quando o objeto daquela emoção dá motivos para ela existir: o trata bem, com carinho, atende seus desejos, é seu amigo, etc. Da mesma forma a raiva que o humano sente por outra pessoa é motivada por valores racionais: ele me fez isso, ele me contrariou, me ofendeu, etc.

O amor que Cristo ensina é irracional, ou seja, existe independente de razões para existir. Quem ama a Deus apenas quando Ele satisfaz seus desejos não o ama verdadeiramente, mas humanamente, ou seja, tem uma sensação motivada pela razão. Já o amor a Deus ensinado pelo mestre deve existir independente de ter sido satisfeita ou não as vontades do ser humanizado.

É por causa da confusão que os humanos fazem sobre sentimentos e sensações que os mandamentos de Cristo ainda não foram cumpridos. E, como ainda esperam sentimentalmente constatar este amor, nunca cumprirão. Mas, mesmo sem sentimentalmente constatar que estão amando, os seres humanizados podem ter a consciência de estar amando. Vamos ver isso...