Expiação - Texto

Sem ranger de dentes

Vamos entender como se aproveita uma expiação.

Uma pergunta de O Livro dos Espíritos diz o seguinte:

115. Dos Espíritos, uns terão sido criados bons e outros maus? Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar a perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nessa perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõem é que os Espíritos adquirem aquele conhecimento. Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. Outros só as suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.

Portanto, Deus dá provas a todos para que consigam evoluir adquirindo ciência e mantendo sua pureza. Alguns passam suas missões em paz, outros só com ranger de dentes, como Cristo diria.

Desse trecho podemos entender que aproveitar a oportunidade para alcançar a perfeição é viver sem ranger de dentes. O que é ranger de dentes? Sofrer.

Isso nos leva a compreender que Deus dá a expiação como objetivo para aquele que quer a elevação espiritual vivencie as vicissitudes da sua vida sem ranger de dentes, sem sofrimento. Sendo assim, no momento que sua vida muda de boa para má, está vivendo uma vicissitude que não deve ser afastada nem com ranger de dentes. Deve ser vivenciada com a convicção espiritual que é um instrumento para alcançar a verdadeira felicidade.

Essa é a forma de se vivenciar uma expiação. Quem passa por ela sofrendo, reclamando, rangendo dentes, não aproveitou a oportunidade de elevação. Isso é o queria deixar bem claro hoje. Fiz a introdução explicando o que é expiação apenas para termos um entendimento sobre o assunto.

Mas, como passar pela expiação sem sofrimento, sem ranger de dentes? Como viver a mutação de um momento prazeroso para outro não sem reclamar da vida? Como vivenciar a vicissitude sem se deixar levar pelo negativismo que está sendo observado, sem sofrer com a vida?

É isso que precisamos conversar, pois o ser humanizado não imagina que seja capaz de passar pelas situações onde haja a ideia de sofrer sem se deixar levar pelo sofrimento. Esse, na verdade, é o tema de hoje. Só que antes foi preciso falar um pouco sobre expiação.