BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

Seguir rituais

Mas com quem posso comparar as pessoas de hoje? São como crianças sentadas na praça. Um grupo grita para o outro: 17 “Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de sepultamento, mas vocês não choraram!”. João Batista jejua e não bebe vinho, e todos dizem: “Ele está dominado por um demônio.” O Filho do Homem come e bebe, e todos dizem: “Vejam! Este homem é comilão e beberrão! É amigo dos cobradores de impostos e de outras pessoas de má fama.” Porém é pelos seus resultados que a sabedoria de Deus mostra que é verdadeira. (Mateus 11. 16 a 19)

Nós cantamos música de casamento e vocês não dançaram! Nós cantamos música de enterro e vocês não choraram! O que isso quer dizer?

Participante: que eles não seguem a regra humana.

Não.

Os rituais! A música de casamento é um ritual para o casamento. A música do sepultamento é o ritual do choro. Sabendo disso, entendemos: nós propusemos todos os rituais e João não seguiu nenhum! Como ele pode ser o enviado de Deus se não se submete aos rituais?

Participante: rituais judaicos?

Sim, da época.

É isso que Cristo está dizendo. O mensageiro de Deus come, bebe, ou seja, vive como qualquer ser humano. Isso não o leva a não ser mais enviado do Pai, mas vocês acham que quem age como um humano não pode falar em nome de Deus. Avaliam o mensageiro pelo que ele faz e não pelo que ensina.

Já falei estuprador, já falei de bandido, já falei de matar. Disse que essas coisas não devem ser condenadas. Ao fazer isso não cumpri o ritual de hoje que é condenar esses atos.

Sim, atacar quem vai contra um anseio humano é um ritual dos espiritualistas de hoje. Esse ritual não cumprimos. A mensagem que trazemos é de paz entre todos, independente do que tenham feito. Com isso estamos cumprindo um ensinamento do mestre que os que seguem esses rituais esquecem: é muito fácil abraçar o amigo; quero ver cumprimentar o inimigo.

É muito fácil amar e estar em paz com quem cumpre com todos os rituais que você crê que deve ser seguido, mas isso não é o amor ensinado por Cristo. Isso qualquer pagão faz. Cumprimentar o inimigo sem ataques, é alcançar a paz ensinada pelo mestre. Ou, como já vimos, é a maneira de proclamar pertencer a Cristo.

A mensagem da paz e harmonia entre todos faz parte dos ensinamentos cristão, não a obrigação de cumprir rituais. Os que se prendem apenas a fazer o que é declaradamente certo, não mostram pertencer a Cristo.

Isso é importante para vocês conversarem com os outros na hora do socorro: ‘posso não mandar acender vela para o seu guia e nem falar exatamente o que você esperava ouvir, como condenar aquele que lhe contraria, mas tente praticar e observe o resultado do que falo. Observe que mesmo não tendo encontrado a solução que procurava, conseguirá um pouco de paz e felicidade’.