Conversando com um espiritualista - volume I

Saber calar

Participante: por favor nos ensine mais sobre sabedoria do saber calar e escutar a voz interior neste mundo de expiação.

Você me pede para lhe ensinar a sabedoria do saber calar. Essa seria uma resposta muito simples: feche a boca! Se você fecha a boca, aprende a se calar. No entanto, a resposta não pode ser tão simples assim porque você não consegue fechar a boca.

Porque você não pode fechar a boca? Porque ainda tem dentro de você padrões que definem as coisas como certo, bom, lindo, arrumado, ou seja, você ainda tem verdades que trata como absolutas. Verdades as quais dá o cunho de verdadeiras, que tem que ser verdade para todos.

Como cada ser humano possui um conjunto de verdades diferentes, você jamais encontrará alguém que tenha as mesmas verdades que você, seja em gênero, número ou grau. Com isso, as suas verdades estarão sempre sendo atacadas. Quando você percebe esse ataque, certamente a boca vai falar, vai se defender, pois todo ser humano por natureza é egoísta e não vai deixar ser atacado sem reagir.

Feita esta análise, fica mais fácil responder o que você me pergunta. A sabedoria do calar a boca passa não simplesmente por fechar a boca, mas pela consciência de que todas as suas verdades pertence apenas a você. Quando se conscientiza disso, você pode dar ao outro o direito de acreditar no que ele quiser.

Quando achar, por exemplo, um passarinho bonito e outra pessoa não achar a mesma coisa, se você está apegado à sua verdade, vai querer provar para ela que está certo; se não está apegado à sua verdade, vai dizer: eu gosto, mas você tem o direito de não gostar...

Saiba que enquanto você gostar de passarinho e achar que ele é uma coisa boa, bonita e achar, ainda, que todos têm que gostar deste animal, a sua boca jamais vai se fechar. Ela estará sempre combatendo a verdade do outro.

Essa é a resposta à primeira parte da sua questão. Quanto à segunda, escutar a voz interior, eu afirmo que vocês não conseguem escutar essa voz. Falo isso porque se refere à esta voz como algo puro, vindo do mundo espiritual.

Este tipo de voz vocês não conseguem escutar. A única voz interior que ouvem é a da mente. Esta não tem nada de pura, pois a voz da mente diz que gostar de passarinho é bom, gostar de animal é bom e não pensar da mesma forma é errado. Por isso, como falei sobre o calar a boca, é essa voz que você deve silenciar e não escutar...