Imperfeições do ser - Textos

Saber

Mas, você diria que precisa ajudar o outro porque sabe a forma de se fazer ou o conteúdo certo de uma informação. Por isso lhe pergunto: o que é um saber? É uma crença numa informação que você possui, ou seja, é ter uma verdade relativa e imaginar que ela é absoluta. É dizer que você possui o certo e por causa disso o outro está errado.

Um conceito é apenas uma informação, o saber é a crença de que aquela informação é verdade absoluta. Como este tipo de verdade não existe neste mundo, todo saber que um ser humanizado possui é falso.

Possuir conceitos em nada interfere na harmonia que precisa viver aquele que quer atingir a perfeição durante a encarnação. Isso porque, como já dissemos, é justo que cada um tenha o direito de livre arbitrar sobre suas crenças. Já o saber não é, pois quem acha que sabe imagina-se também com a obrigação de ensinar ao próximo a sua verdade. Como ele possui verdades diferentes nasce, então, a desarmonia e com ela surge a contrariedade.

Esta simples análise já basta para compreendermos perfeitamente a questão da reforma íntima. Reformar-se é deixar de tratar os seus conceitos como absolutos. Dando a eles o valor de relativos, ou seja, de crenças individuais, o ser pode conviver harmonicamente com os conceitos individuais do próximo. Aliás, isto é a síntese do amar ao próximo como a si mesmo.

Cristo nos ensinou que o mandamento que deve ser seguido por aquele que quer atingir a bem aventurança (a felicidade citada pelo Espírito da Verdade) é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Este ensinamento é antigo, mas pouco compreendido pelos seres humanizados. Isso porque eles querem viver este amor sentimentalmente, mas ele é puramente racional, como, aliás, são todas as coisas que dizem respeito ao mundo humano.