Vida humana

Recebendo um ensinamento

Participante: o senhor acabou de falar que temos que colocar em prática o ensinamento que recebemos. Mas, em outras ocasiões já disse que ninguém é obrigado a fazer nada. Como agora, então, fala em obrigação de colocar em prática?

Apesar de parecer que há uma incongruência com o que estou falando agora e o que já disse, isso não é real. A sua incompreensão sobre o que estou falando é compreensível por causa do termo receber.

Quando você recebe um presente: quando alguém o entrega a você? Não. Recebe quando o aceita. Alguma coisa só é recebida quando há o aceite do que é ofertado.

No caso do ensinamento, você só terá recebido qualquer um quando o aceite, ou seja, quando acredite nele. Ler alguma coisa, ouvir alguém falando, não se constitui num recebimento. Na verdade naquele momento ele está sendo oferecido, mas isso não quer dizer que foi aceito. Agora, quando você acredita no que ouviu ou leu, aceito o ensinamento.

É justamente este aceite da sua parte do que entrou em contato que lhe obriga a colocar em prática.

Ora, se você aceitou o ensinamento, ou seja, disse que ele está certo, porque não colocá-lo em prática? A obrigatoriedade neste caso tem a ver com a hipocrisia. Quem aceita um ensinamento como verdadeiro, mas vive com outro durante a vida, é um hipócrita.

Aquele tenha sido exposto à mesma informação que você, mas não tenha aceitado o que ouviu ou leu como certo, verdadeiro, não gera esta obrigação para si mesmo.