Conversando com um espiritualista - volume III

Realidade espiritual

Participante: e quando não se sabe que é preciso se libertar das coisas humanas, quando não se sabe que é preciso fazer isso para se elevar?

Quando não se tem esta informação, não há a necessidade de se colocar esse ensinamento em prática. Para estes não há problemas, pois eles não receberam a informação e por isso não podemos dizer que eles se tornaram obrigados a praticar. Agora, para aqueles que recebem a informação e não buscam colocá-la em prática, para esses há um problema em não fazer.

Há uma questão em O Livro dos Espíritos que gostaria de relembrar agora.

“258a. Não é Deus, então, quem lhes impõe as tribulações da vida, como castigo? Nada ocorre sem a permissão de Deus, porquanto foi Deus quem estabeleceu todas as leis que regem o Universo. Ide agora perguntar porque decretou esta lei e não aquela. Dando ao Espírito a liberdade de escolher, Deus lhe deixa a inteira responsabilidade de seus atos e das consequências que estes tiverem”.

Na pergunta 258 o Espírito da Verdade afirma que o espírito escolhe o gênero de provas que irá viver durante a encarnação. Logo abaixo, diz que Deus não impõe provas a seus filhos. Afirma que Ele faz isso porque, ao deixar ao encargo do espírito a escolha das provas, lhe dá a responsabilidade pela execução. Ou seja, não obrigando o ser a fazer nada o torna responsável pelo trabalho que irá executar.

Pois é, se vocês receberam a informação de que precisam fazer este trabalho é porque pediram para recebe-la. Ao recebe-la agora tornaram-se responsáveis pela execução do trabalho da elevação espiritual neste aspecto. É por isso que é ensinado que a quem muito foi dado, muito será cobrado. Trata-se de responsabilidade. É por isso que este ou qualquer outro ensinamento é mostrado a uns e não a outros.

Agora, se o acesso à esta informação está dentro da sua programação de vida, isso quer dizer que você ao recebe-la assumiu a responsabilidade de colocá-la em prática. Por isso lhe pergunto: o que fará?

Tudo o que o Espírito da Verdade disse é a palavra de Deus e você já teve acesso a esta informação. Neste momento acabou de receber a informação que precisa se alimentar da palavra de Deus. Por isso tornou-se responsável por esta prática.

No entanto, pode sair daqui se alimentando apenas com a responsabilidade do pão: ‘tenho que ganhar dinheiro, tenho eu fazer o que acho certo, tenho que sustentar minha família’, etc. Vivendo assim, lhe pergunto: o que você acha que lhe espera no seu futuro espiritual?

Como vocês tratam neste mundo aqueles que não honram suas responsabilidades? Do mesmo modo você será tratado quando sair desta carne...

Por isso estou aqui. A nossa missão é leva-los a compreender a sua responsabilidade espiritual e dar os elementos para que vocês honram aquilo com que se comprometeram antes de encarnar...