Conversando com um espiritualista - volume I

Rato de laboratório

Participante: porque às vezes eu me sinto um rato de laboratório?

Você se ente um rato de laboratório, ou seja, algo que é utilizado para estudos de outros. Meus parabéns: você está usando de uma grande verdade.

Você, o ser humano, é um rato de laboratório. Como já me disseram ao longo de nossas conversas, o espírito está lá no céu, tranquilo, na dele, e eu, o ser humano, estou aqui vivendo experiências que só trarão benefícios a ele. Estou aqui passando calor, frio, necessidades, aborrecimentos e outros momentos não prazerosos só para ele ter a oportunidade de evoluir ou não. Sim, é isso: o ser humano só serve para isso. Ele não serve para mais nada...

Então sim, se você se sente humano, deve sentir-se como um rato de laboratório. Você é totalmente conduzido para que possa viver as experiências que o espírito necessita para a sua depuração. Mesmo que queira ir pra esquerda, se o melhor para o espírito for ir para direita, é pra lá que você vai.

Aliás, isso está bem claro em O Livro dos Espíritos. Quando se fala na influência do espírito na vida humana, o próprio Kardec, não o Espírito da Verdade, diz assim: nós esperamos que os espíritos venham com uma varinha mágica e façam plim e mudem tudo, mas isso não é verdade. A influência dele é oculta e serve apenas aos desígnios de Deus. É assim que pensamos que nós decidimos ir por uma rua, quando na verdade um espírito nos leva para a rua que precisamos passar para encontrar determinada pessoa. É assim pensamos que decidimos comer, quando é o espírito fora da carne que nos empurra para comermos. É assim que nós pensamos que escolhemos subir uma determinada escada, quando é o espírito fora da carne que nos leva para uma escada quebrada para cairmos, quando precisamos morrer de queda de escada.

Sim, o ser humano é um rato de laboratório. Ele é totalmente guiado para fazer aquilo que o espírito precisa para o seu trabalho de depuração. Não posso desmentir essa sua afirmação. Mas, você não deve se sentir chateado por isso, pois você não é o ser humano. Você é o espírito que está usando este humano. Por isso, não precisa sentir-se como um rato de laboratório.

Sentindo-se como um, isso quer dizer que ainda se sente o humano. Mude a sua visão sobre si mesmo que mais nenhuma impressão lhe causará o fato do ser humano ser um rato de laboratório.

Se sentir como o espírito que é, vai ver que está ligado a um rato de laboratório, que está fazendo experiências, para o seu bem eterno.