Em busca da felicidade - Textos - Parte I-Técnica

Questões sobre a harmoniza com o agora

Participante: Não existe harmonia com o pensamento no futuro?

Não, porque o futuro não existe. Nesse caso, estaria se harmonizando com uma coisa que você não sabe como vai ser.

Participante: Como aprendemos a ter essa consciência?

Observando. Retirando da mente tudo que não faz parte do aqui e agora.

Desculpa, mas acho que vocês são bem grandes para saberem o que estão fazendo agora. É só isso: ter a consciência do agora.

Participante: É ser o momento?

Isso é mais complicado. Vocês estão filosofando. Se pelo menos conseguirem constatar o que está acontecendo agora, já valeu muito.

Participante: É isso que o Budismo fala também.

Sim. Mais: que o hinduísmo fala, que Cristo fala. Todo mundo fala a mesma coisa.

Como é que você quer viver o ontem se ele já acabou; como quer viver o amanhã se ele ainda não chegou?

Participante: O problema é que todo e qualquer plano que vem à mente pertence ao futuro ou ao passado, ou seja, situações que jogam você para outro tempo. O que fazer com a avalanche de pensamentos que lhe joga fora do presente? Simplesmente a deixar ir como veio?

Não, é preciso que as repudie. Para isso, tenha a seguinte consciência: o que adianta pensar no futuro ou no passado, se você está aqui agora?

Você tem que repudiar qualquer ideia que lhe envie ao passado ou ao futuro. Como se repudia? Tendo em mente sempre a sua realidade daquele momento.

Pensamentos como 'ah, mas sabe, eu podia', têm que ser respondidos da seguinte maneira: 'não, eu não posso, estou aqui e vou ficar aqui'. 'Ah, mas sabe, eu tinha', devem ser respondidos com um 'não, eu não tenho, estou aqui e vou fazer o aqui, vou viver o aqui'.

Participante: Tenho que ser egoísta com o momento sem pensar em outras obrigações do dia a dia?

Eu não falei em egoísmo. Falei em constatar o momento a cada momento.

Se o seu momento em determinado horário é estar no trabalho, esteja no trabalho. Agora, o que adianta estar no trabalho pensando em estar na praia? Você nem trabalha nem vai à praia e ainda por cima sofre porque acha que é o trabalho que não lhe deixa ir à praia.

O que não lhe deixa ir à praia é outra coisa que nós já vamos falar.

Participante: No exemplo trabalho e praia, a gente não se encontra onde a mente está?

Sim, você se encontra onde a mente está, mas adianta estar lá?

Uma coisa muito interessante: o que estou falando é algo prático e humano. A mente poderá estar na praia, mas você não está. Não está sentindo a brisa do mar, a água, o relaxamento. Está só sentindo o desejo de estar e isso leva ao sofrimento.

Participante: Estar no aqui e agora, estar no momento presente é o despertar da consciência segundo os orientais.

Segundo os orientais sim, mas você não é oriental. Para você, o resultado disso é simplesmente ser feliz.

A felicidade verdadeira só se encontra no momento de agora. Ela só pode surgir quando você está harmonizado com o momento de agora e para isso, se não estiver plenamente consciente do momento de agora, não tem harmonia.

Participante: Estou em um avião e ele cai num deserto. O meu momento é que vou morrer se não encontrar água. É errado pensar que preciso de água para me salvar ou devo pensar que Deus quer me provar vai me fazer procurar água para a minha sobrevivência? Ou ainda: posso me entregar e morrer sem tentar? O que é correto?

O correto é viver o presente.

Quando o avião estiver caindo, caia com o avião. Quando cair e estiver no deserto, viva o estar no deserto. Quando estiver no deserto procurando água, busque água, mas não viva a probabilidade de achar.

Esperar achar é apenas uma possibilidade do buscar. A busca pode ser realizada com ou sem a expectativa do achar.

Você está no deserto e diz a si: 'preciso buscar água. Vou sair para encontrá-la’. A maioria dos seres humanos, neste momento, sai dizendo: 'tenho que encontrar água de qualquer maneira, Vou por aquele caminho e tenho que encontrar água a todo custo’. E se não encontrar, como fica?

Repare bem. Quem não vive o presente sofre. Se você não estiver vivendo a falta d’água, estará preso à presunção de morrer de sede. Neste caso, estará vivendo a agonia da necessidade de encontrar água. Se não estiver vivendo apenas o procurar, estará preso à presunção de que se sair irá encontrar. Além da ansiedade da procura, você ainda viverá a decepção de não encontrar.

Enquanto estiver procurando, o que tem que dizer a si mesmo? 'Estou procurando água e não sei se vou encontrar ou se não vou’. É somente isso que deve ocupar a sua mente neste momento, mais nada. Não deixe a sua mente especular sobre a possibilidade de achar ou não, porque se isso acontecer, estará vivendo uma possibilidade, uma probabilidade e não o presente. Com isso somente alcançará o prazer ou a dor e não a verdadeira felicidade.

Esta deve ser a sua postura se um dia cair com um avião num deserto. Na hora que estiver caindo, concentre-se apenas em cair. Na hora que for procurar água, concentre-se em ir procurar. Na hora que encontrar, apenas encontre. Na hora que tomar, tome a sua água sem preocupação alguma com o futuro.

Viver o presente é vivenciar cada presente no seu exato instante, ao invés de viver no presente o futuro que ainda não aconteceu.

Participante: Quando falei no caso de pensar em estar na praia, apenas quis citar o que o senhor passou para nós: estar onde nossa mente está. Sendo assim, no momento que pensei na praia e estava trabalhando, mesmo não sentindo na pele a brisa do mar, estaria vivendo a vida com o processo mental que ela é. Tem algo de certo nisso?

Eu nunca disse que você está onde pensa estar. O que eu disse foi que o espírito está onde o pensamento está.

Não me referi a você, ser humano, mas sim ao espírito. Você é um ser humano, um homem, uma pessoa humana.

O problema é que quando digo que o espírito está onde seu pensamento está, vocês se acham espírito e, por isso, dizem 'eu estou'. Isso não é real. O espírito está onde o pensamento está, mas você, o humano, não.

Sabe quem é você humano? É o corpo. Eu sei que não é, mas vocês identificam-se pela figura do corpo. Por isso posso dizer que se imaginam como o corpo que possuem. Você acha que é o corpo, por isso acha que está onde ele está.

Por causa desta identificação com o corpo humano, digo que o espírito pode estar onde o pensamento está, mas você humano não, já que dependeria de levar o corpo para o lugar onde está o pensamento.