Conversando com um espiritualista - volume III

Queixumes

Participante: sinto que as pessoas em geral estão mergulhadas numa energia de eterno queixume. Elas se esquecem completamente de agradecer quando algo dá certo. O que o senhor poderia dizer sobre isso?

Que as pessoas, além de não agradecerem quando dá certo, não agradecem também quando dá errado. Nestes momentos elas se lamentam, tem queixumes...

Na verdade você precisa agradecer a tudo e não apenas ao que lhe satisfaz. Isso porque tudo o que recebe nessa vida é um presente de Deus. Cada minuto desta vida, cada segundo, é dado por Deus para você com tudo o que vive. Apesar disso, não agradece não é apenas quando dá certo, ou seja, quando o egoísmo humano, o querer para si, o que considera justo, é atendido. Você tem que agradecer não é o fato de ser atendido, mas sim o fato de ter recebido, seja o que for.

Há muito tempo atrás nós colocamos a seguinte frase: cada momento da sua vida é programado e criado por Deus com tudo aquilo que você precisa para a sua elevação espiritual. Só que quando Deus lhe dá a sua oportunidade de elevação espiritual e ela não coincide com o que você humanamente quer, se lamenta, chora, tem queixumes, etc.

Deixe-me dizer algo. Já falamos que a vida é programada pelos espíritos a partir dos gêneros de provas que eles sabem que precisam realizar. Sendo assim, vamos dizer que um espírito programou, fez um pedido de gênero de provas, vencer a sua intolerância às pessoas que sejam nervosas.

Estou falando de uma pessoa que fique nervosa com o nervosismo do outro. Isso acontece porque o espírito pediu para vencer a intolerância ao nervosismo do outro. Isso faz parte do gênero de provas pedido.

Por causa desse pedido, Deus coloca uma pessoa nervosa na frente deste ser encarnado. Essa pessoa já nasceu intolerante a isso porque precisa vencer a intolerância. Por isso Deus dá uma oportunidade dela vencer aquilo que precisa vencer colocando-a frente a uma pessoa nervosa. O que essa pessoa faz neste momento? Ao invés de agradecer a oportunidade, xinga a pessoa, a Deus, à vida, a tudo.

Ao invés de agradecer a grande oportunidade que Deus lhe deu, de ter a compreensão que o Pai lhe deu a oportunidade de vencer algo que nasceu para vencer, essa pessoa só pensa em reclamar da situação. Mas, ela deveria agradecer ao Pai, pois Ele providenciou tudo o que era preciso para a sua elevação. Só que para viver agradecendo tudo que acontece a Deus há uma coisa imprescindível: ter a consciência de que se é um espírito vivendo uma aventura humana e não um ser humano que viverá aventuras espirituais depois que morrer.

Para poder se agradecer tudo a Deus é preciso começar a aprender a viver esta vida com verdades e valores espirituais. É preciso viver esta vida com o enredo da existência espiritual e não pelos próprios acontecimentos do mundo material.

Ensinar isso tem sido nossa batalha. Porque? Porque no mundo de regeneração o ser humano vai acabar. O jeito humano de viver vai acabar. Aliás, este é o terceiro segredo de Fátima que o papa não divulga porque acha que o fim raça humana é a morte de todos. Não é isso. O fim da raça humana é o fim da forma humana de viver.

No novo mundo, no mundo de regeneração não haverá seres humanos, mas sim espíritos na carne. Ou seja, o que haverá no novo mundo são seres encarnados que tem a consciência de que são espíritos e não seres humanos. Por terem esta consciência vivem como espíritos, dentro do sistema espiritual de vida e não dentro do sistema humano. Por isso podem agradecer a Deus tudo o que lhes acontece...