Em busca da felicidade - Textos - Parte I-Técnica

Preconceitos

A primeira coisa que precisa ser retirada do momento presente são os conceitos gerados no passado, o passado. Estou falando do famoso preconceito.

De nada adianta se viver o presente, estar conversando com uma pessoa, se nesta conversa se intromete um conceito passado. Só que ele vive aparecendo no meio da conversa e vocês não percebem que isso acontece. Por isso, é preciso estar consciente dos pensamentos gerados pela mente para se perceber a intromissão do passado influenciando o presente.

Esta é a primeira coisa que vocês precisam analisar para poderem viver plenamente o presente. ‘Será que estou consciente de viver apenas o presente ou o que imagino estar vivendo tem alguma influência do passado? Será que existe algum conceito anteriormente formado sobre o assunto ou esta pessoa influenciando a minha compreensão de agora’? Se houver, por mais que imagine estar vivendo o aqui e agora, vocês estão no passado.

Participante: Nós conseguimos perceber esta influência?

Se estiver acordado, atento à mente, sim. Se estiver neste estado verá a mente se pronunciando sobre aquela pessoa ou assunto com conceitos formados anteriormente.

Se ela lhe disser, por exemplo ‘estou aqui conversando com este chato’, pode ter certeza que este conceito foi formado num acontecimento anterior. Se ela lhe disser que o que o outro está falando está errado, pode ter certeza que o conceito que formou sobre o assunto anteriormente está presente.

Participante: Mas, o duro é conseguir eliminar isso.

Sim, é difícil, mas este é o trabalho da sua vida, isso é viver.

Viver não é respirar, mas sim estar atento ao pensamento. Quem não está atento ao pensamento, não está vivendo, mas sim dormindo. Quem se encontra neste estado acredita no que a mente afirma, mas o que ela diz não é real, mas apenas uma opinião individual.