Conversando com um espiritualista - volume III

Piloto automático

Participante: quando se entra em contato com estes ensinamentos, começa a haver uma atenção ao processo mental. Por vezes você percebe que fica distante das tentações...

Sim, isso acontece para alguns. Outros, no entanto, apesar de serem sacudidos para acordar, não sentem a tentação batendo na cara.

Participante: começando a perceber isso parece que se começa a perceber um nível mental mais sutil. Começa a se perceber que a mente mostra algo com uma mão, mas esconde mais coisas na outra.

Sim e por estar aberto a esta percepção você começa a ver o que está escondido.

Participante: isso. Aí a gente começa a perceber como se vive no piloto automático. Este piloto automático é guiado pelo processo mental.

Perfeito.

Aliás, por conta da existência deste piloto automático eu já cheguei ao ponto de orientar a vocês começarem a perceber com que pé levantam da cama todo dia de manhã. Fiz isso para que vocês tenham a oportunidade de desligar este piloto automático que você está se referindo.

Participante: mas, isso nunca é desligado. Ele funciona o tempo inteiro.

Sim.

Participante: a gente pode conseguir a percepção que ele existe, mas não desliga-lo.

Sim, é isso mesmo.

Por isso Cristo ensina que os passarinhos têm seus ninhos e as raposas têm suas tocas para descansar, mas o homem não tem onde repousar a sua cabeça. Vinte e quatro horas por dia você precisa estar ligado ao seu tentador para ver ele lhe oferecendo o pão, ao invés da palavra de Deus. Se não ficar atento a ele, com certeza cairá, pois a mente não para de gerar obrigações e necessidades humanas para a sua vida.

E veja: quanto mais você vai entrando no que chama de sutil, mais vai percebendo como atrás de uma tentação há outra. Repara, ainda, que quando não prestava atenção à mente nem sabia que aquela tentação existia.

É o caso das pessoas que exigem um mínimo do mínimo em qualquer sentido para poderem viver. Esta é a última defesa da mente para tentar de qualquer maneira que você se submeta a uma regra.