BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

Perseguições e sofrimentos

Escutem! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas. Tenham cuidado, pois vocês serão presos, e levados ao tribunal, e serão chicoteados nas sinagogas. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados e falarão a eles e aos não judeus sobre o evangelho. Quando levarem vocês para serem julgados, não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar. Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês. (Mateus 10, 16 a 20)

Nesse trecho dois pontos. Primeiro: ninguém acende uma lamparina para esconder dentro do armário.

Já estudamos isso. Não pensem que vocês porque ajudam o próximo que suas vidas vão ficar uma maravilha. Não vai: os mesmos problemas vão continuar acontecendo.

Segundo: na hora que estiverem na frente daqueles que estão ajudando, não se preocupem com palavras porque o que será dito não será decidido por vocês.

Nunca esqueçam que são intermediários de Deus e não criadores de alguma coisa. Por isso só podem dar a quem precisa o que é consentido dar. Ninguém pode ajudar alguém que não precise e nem mereça naquele momento ser ajudado. Da mesma forma, ninguém pode ajudar a mais ou a menos do que o merecimento do outro.

Então, muitas vezes você pode ajudar e sua ajuda atrapalhar ainda mais a vida do outro. Se isso acontecer, não se culpe pelo o que falou, pois as palavras não são suas, não foram escolhidas por vocês.

Participante: então, nenhuma das palavras que a gente fala é nossa?

Não!

Participante: nada?

Nada!

Se Deus der o direito de você falar o que quer, por sua ignorância (falta de conhecimento) das coisas universais, pode ferir e magoar quem não precisa e merece ser magoado. Se isso acontecesse, o ensinamento de Cristo onde o mestre afirma que Deus dá a cada um segundo suas obras, ou seja, o justo, seria falso. Com isso, todos os demais ensinamentos poderiam ter sua verdade questionada.

Portanto, só pode declamar aquilo que o outro precisa receber. Não importa o que seja. Se disser meu amor, coisinha bonita ou você não presta, a palavra foi dita porque aquele que ouviu precisava e merecia receber aquela fala.

Participante: isso elimina tanto a culpa quanto a soberba. Você não sai soberbo porque o que falou foi alguma coisa que ajudou o próximo.