O evangelho segundo Tomé

Palavras de amor

Reproduzir todos os áudiosDownload
Introdução

Este livro que vocês vão ler agora contém o segredo da melhoria espiritual. Contém todas as informações que vocês precisam para passar no dia do “julgamento”.

Procurem ler com toda atenção isto que está escrito aqui, porque tem todas as informações para o espírito chegar no dia de aparecer na frente do Pai e poder dizer com toda tranqüilidade: “Eu estou no caminho certo Pai e tentei fazer as coisas da melhor forma”.

Todo ensinamento que vocês precisam para poder crescer espiritualmente está aqui, está neste livro. As outras coisas que vocês ainda terão notícias, nada mais são do que curiosidade. É para aqueles que querem se especializar em algo. Mas, este livro que aqui está é que traz o ensinamento para o seu crescimento espiritual.

Este livro fala, sem falar, o tempo todo, nas quatro letras que são a coisa que vocês têm que fazer na vida: o AMOR.

Sem isso nada se consegue neste universo de Deus. Sem ter amor no coração, sem ter vida no coração, pois amor é vida, nada se consegue na verdade.

Todos aqueles que vivem por objetivo outro que não seja de ter o amor dentro de si, um amor sem fronteiras, um amor sem barreiras, um amor sem sexo diferente, um amor sem nível social diferente, um amor sem cor diferente, todos que vivem sem esse amor, com certeza no dia do juízo terão alguma coisa apontada contra si.

A vida do espírito é a coletividade, é a busca de que todo mundo é igual um ao outro e que ninguém é melhor ou pior nas leis de Deus.

As coisas que nós sempre dizemos não têm nada mais no fundo do que o amor. Sem essa energia, sem esse sentimento, não há vida. Há vegetação, pois a vida é esse amor, é essa procura de ser igual a todo mundo.

Cumprindo suas missões é que vocês demonstram esse amor pelo seu irmão. É colocando em ação aquilo que levou tanto tempo no plano espiritual para aprender, que vocês trazem o amor para dentro de vocês. É principalmente pagando até o último dízimo, até o último centavo, a dívida de cada um, que vocês conseguem recuperar o amor que perderam ao ofender.

Sem essas três coisas, não há vida. Passa-se pelo tempo. Prorroga-se o processo de encarnação e leva-se mais tempo para resolver seus problemas. Não é para isso que o espírito vem na carne. Não é para as coisas materiais, não é para as tentações materiais que ele vem na carne. Ele vem para provar que ama os seus irmãos e principalmente para provar que se ama, porque só consegue se amar quem ama seu irmão.

Não é a aparência física que diz se uma pessoa é bonita ou feia: o que diz é o amor que essa pessoa passa nos atos que faz. O ato do amor quase nunca é o ato que a gente esperava ou queria. Quando estamos na carne queremos a coisa da carne, enquanto que o ato do amor é espiritual.

Viver nada mais é do que amar. Passar por esta vida é cada dia estar aumentando o seu amor pelos outros e recebendo mais amor. Mas só recebe amor quem dá o amor.

“Quem semeia vento, colhe tempestade”. Quem semeia amor, recebe amor e isto é a única coisa que vale a pena nesta vida. É a única coisa importante que existe.

Mas, este velho não está falando do amor do homem pela mulher: está falando do amor do espírito pelo espírito, seja ele do sexo que for, classe social, nível de escolaridade, cor ou que religião pratique.

É o amor de um pelo outro. Não o amor de cobrar, o amor de exigir, mas um amor de buscar a compreensão. Um amor de provocar a trégua. Um amor de buscar a junção de duas pessoas para fazer algo e não o amor de um só para provar que é melhor.

O amor não pode nascer porque foi exigido que tivesse amor. O amor tem que brotar tem que vir de dentro de cada um. Entretanto, este amor só vai brotar, só vai nascer dentro de vocês, na hora que as suas vidas forem entregues totalmente nas mãos de Deus. Só Ele pode ser o amor colocado dentro de vocês.

Enquanto o espírito procura, ele mesmo ser sempre o senhor de todo o Universo, não consegue. Na hora que diz: “Senhor do Universo, sou uma partícula do Senhor”, o amor brota e surge dentro do coração.

Neste livro vocês aprenderão a parte técnica de como alcançar este amor. Aqui está para vocês compreenderem como se alcança o amor.

Porém, não adianta nada, como já foi dito, se o baú cheio de moedas de outro ficar no fundo do mar. Se estes ensinamentos não forem resgatados, estudados e colocados na prática, de nada adianta ter este livro na sua prateleira. Ele sozinho não vai se abrir para mudar a vida de vocês. Toda informação é para ser dividida com o irmão, mas é, principalmente, para ser o conhecimento e prática de vocês mesmos.

Quero finalizar com uma história deste velho.

A vida de vocês é um eterno caminhar. Vocês caminham levando uma cruz nas costas. Uma cruz que, para cada um, sempre é mais pesada que a do outro.

Aí se conta que existiu um moço que era muito esperto e um dia disse:

“Eu vou ficar andando com esta cruz grande e pesada? Eu vou fazer uma coisa: vou cortar um pedacinho da cruz e ninguém vai ver. Quer ver só?”

Ele cortou um pedaço da cruz e continuou caminhando. Engraçado, ninguém falou nada como ele. Ninguém cobrou dele aquele pedacinho da cruz. Aí ele disse:

“Está vendo como sou esperto? Já que agora eu cortei um pedacinho e ninguém reclamou, vou cortar mais um pedacinho”.

Continuou andando e ninguém veio dizer para ele que não podia cortar pedaços da cruz. Ele continuou caminhando confiando, porque a cruz tinha ficado mais leve sem os dois pedaços.

Assim foi ele fazendo a sua caminhada, cortando pedaços da cruz, até que a cruz ficou pequenina e ele a carregou nos ombros sem sentir muito peso, sem muito problema.

Uma multidão caminhava junto dele, cada um com a sua cruz pesada e ele, o grande homem, o homem que tinha descoberto o sentido da vida que era cortar a cruz, caminha tranqüilo, sem esforço, sem sofrimento e sem cansaço.

Mas, como todos os homens que caminhavam pela planície da vida, um dia ele chegou no desfiladeiro onde tinha um buraco muito grande para passar para o outro lado. Ele então pensou:

“E agora, como eu vou fazer para passar?”

Aí um anjo apareceu para todos que estavam à beira do precipício e disse:

“Do outro lado está a terra prometida. Do outro lado está a vida que vocês sempre quiseram. Se vocês perceberem, a cruz que cada um carrega é do tamanho exato do buraco por onde vocês têm que passar. Joguem a cruz que ela vai servir de ponte e vocês atravessam”.

Nosso amigo estava lá com o seu cotoco de cruz e ela não alcançava o outro lado do buraco. Os outros passaram pela cruz e no momento que chegaram do outro lado, a cruz sumiu. Mas o homem que carregava o cotoco teve que voltar pela mesma estrada para recolher as partes que ele tinha cortado, para juntar tudo e poder passar.

Esta história mostra bem tudo o que está escrito neste livro. Mostra bem todas as técnicas que serão passadas. Não adianta fugir das suas lições, não adianta dizer que não precisa provar o que aprendeu e não adianta muito menos fugir dos pagamentos que deve.

Na hora de atravessar o desfiladeiro se a sua cruz estiver muito pequena, você terá que voltar com seus próprios passos para achar os pedaços da cruz abandonados.

Com as graças de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso grande Governador Geral e com o Amor do Pai Eterno e Supremo, nós ficamos muito gratos de poder trazer esta humilde cooperação do plano espiritual para a evolução de vocês.

PAI JOAQUIM

Espírito de Luz - Falange Africana - Preto Velho