Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Os solteiros e as viúvas

Para os solteiros, não tenho nenhum mandamento do Senhor; porém dou a minha opinião como alguém que é digno de confiança, pela misericórdia do Senhor. Eu penso que é melhor para o homem ficar como está; por causa dos tempos difíceis que vivemos. Você tem esposa? Então não procure se separar dela. Você é solteiro? Então não procure esposa. Porém se você casa, não comete pecado. E se a moça solteira casa, também não comete pecado. Mas eu gostaria de livrá-los dos problemas que vocês vão ter na vida de casados.

Irmãos, o que eu quero dizer é isso: não há muito tempo a perder, e daqui em diante os casados devem viver como se não tivessem casados; (Capítulo 07 – versículo 25 a 29)

O casado deve viver como se não tivesse casado... O que será que Paulo quer dizer com isso? Sem posse... Sim, porque hoje o casamento é sinônimo de posse: um possuir o outro, um querer que o outro faça aquilo que ele quer.

Esse é o ensinamento de Paulo: se você está casado não gere posses, acabe com as posses na sua vida... Ah, isso também serve da mãe para com os filhos...

… os tristes como se não estivessem tristes; os alegres, como se não estivessem alegres; os que compram, como se não possuíssem aquilo que compraram; os que tratam das coisas desse mundo, como se não estivessem ocupados com elas. (Capítulo 07 – versículo 29 a 31)

Isso é o que Krishna e Lao Tsé chamam de viver com equanimidade. Trata-se de você estar com o mesmo estado de espírito tendo ou não tendo, passando por momentos que satisfaçam ou não. Ou seja, é viver com igualdade tudo o que acontece nessa vida.

Porque esse mundo como está agora passa logo. E eu quero livrá-los de preocupações. (Capítulo 07 – versículo 31 e 32)

Vou dar um exemplo: você não consegue vencer um inimigo nessa vida. Aí você vai para o umbral e tem cem inimigos fazendo a mesma coisa desse daqui. Já pensou você com cem iguaizinhos a este?

É por isso que Paulo fala que ele quer tirar as preocupações da sua vida. Não se preocupe com os acontecimentos dessa vida, mas sim com as coisas da outra, porque você não sabe o que vem por ai.

O solteiro se interessa pelas coisas do Senhor porque quer agradá-Lo. Mas o homem casado se interessam pelas coisas desse mundo porque quer agradar a sua mulher... (Capítulo 07 – versículo 31 a 33)

Aquele que coloca a sua família acima de Deus está endeusando a família. É preciso você se libertar desses laços para poder alcançar a evolução espiritual. Assim ensinam todos os mestres...

… e por isso é puxado para duas direções diferentes.

Quanto às mulheres. tanto as viúvas como as solteiras, elas estão interessadas nas coisas do Senhor porque querem se dedicar de corpo e alma a Ele. Mas a mulher casada se interessa pelas coisas desse mundo porque quer agradar o marido.

Digo isso porque quero ajudá-los. Não estou querendo atrapalhar ninguém. Ao contrário, quero que façam o que é direito e certo e que se entreguem ao serviço do Senhor com toda dedicação. (Capítulo 07 – versículo 34 e 35)

O que estamos falando não é para acabar com as famílias, mas para acabar com a dedicação à família. É preciso que o trabalho a Deus esteja acima dos desejos, das vontades e das buscas familiares.

É preciso que o amor a Deus esteja acima daquilo que 'eu quero' para o meu marido, para o meu filho ou para a minha mãe, porque senão esta pessoa não vai aceitar quando Deus der o carma para esses elementos. Ela vai estar mais preocupado com o bem estar da família do que na verdade com o seu bem estar em relação a Deus.

Aos que estão noivos mas resolveram não mais se casar eu digo: se o rapaz sente que assim não está agindo certo com a noiva e acha que a sua paixão por ela é ainda muito forte e que devem casar, então que casem. Não há pecado nisso. Mas o contrário, se o rapaz não se sente na obrigação de casar, se está mesmo resolvido a ficar solteiro e se é capaz de dominar a sua vontade e já resolveu o que deve fazer, então faz bem em não casar com a moça. (Capítulo 07 – versículo 36 e 37)

Existe neste texto uma palavrinha que é chave: se você não conseguir resistir a paixão não adianta se entregar a Deus ilusoriamente. Se você tem paixão, vai criar uma ilusão de que está no caminho certo, mas não está.

Portanto, é preferível que você ceda à paixão. Assim, pelo menos estará sendo mais honesto consigo mesmo do que se dizer buscador de Deus se prendendo às paixões.

Assim quem casa com a sua noiva faz bem, mas quem não casa faz melhor ainda.

A mulher não está livre enquanto o seu marido vive. Caso o marido morra, ela fica livre para se casar com quem quiser. Mas deve ser um casamento cristão. Porém, ela será mais feliz se ficar como está. (Capítulo 07 – versículo 38 a 40)

O casamento cristão não é o casamento realizado na igreja, mas aquele realizado com o amor universal.

Essa é a minha opinião e penso que eu também tenho o Espírito de Deus. (Capítulo 07 – versículo 40)