Conhece a ti mesmo

Os mundos do ego

Vamos, então continuar definindo o ego e o entendendo, já que este é o assunto deste primeiro dia de palestras. Vamos agora para uma parte muito delicada e gostaria que vocês prestassem muita atenção.

Ao conjunto de realidades formadas pela compreensão racional e pela emocional chamo de mundo interior. É o seu mundo interno, o seu eu interior, a sua vida interior.

No entanto, este mundo não surge do nada. Precisa haver algo que faça surgir estas realidades ilusórias dentro de você. Ao elemento que cria a oportunidade para o ego fazer você vivenciar o seu mundo interior chamo de mundo exterior. Vamos compreender estes dois conceitos com um exemplo prático como sempre fazemos.

A criação de uma ilusória verdade racional de que você foi agredido fisicamente e a também ilusória sensação de se sentir humilhado faz parte do seu mundo interior. No entanto, esta falsa realidade só surge quando no mundo exterior é detectada a movimentação de uma mão encontrando com o rosto.

Existe, portanto, um mundo exterior onde uma mão se movimenta e se encontra com uma face, e existe o mundo interior onde esta movimentação ganha na razão e na emoção o valor de agressão, humilhação e sofrimento.

No mundo exterior não há agressão: há a movimentação de uma mão encontrando-se com o rosto. Só o mundo interior vivenciou racional e emocionalmente a agressão.

Participante: foi o ego que nomeou como agressão?

Foi o ego que nomeou pela razão e pela emoção aquele ato externo como agressão e lhe deu a sensação de sentir-se agredida.