BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

Os mensageiros de João Batista

Quando acabou de dar essas ordens aos seus doze discípulos, Jesus saiu daquele lugar e foi ensinar e anunciar a sua mensagem nas cidades que ficavam perto dali. (Mateus 11. 1)

Reparou na sequência da Bíblia? Jesus juntou todo mundo e fez o Sermão do Monte. Depois só os apóstolos e deu as orientações a eles. Continue.

João Batista estava na cadeia e, quando ouviu falar do que Cristo fazia, mandou que alguns dos seus discípulos fossem perguntar a ele: O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?

Jesus respondeu: Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo. Digam a ele que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho. E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim! (Mateus 11. 2 a 6)

O que dará credibilidade a Cristo?

Veja, João Batista está na cadeia e quer saber se Jesus é realmente o intermediário para o testamento. Aí Cristo diz: vá lá e conte o que viram. Diga que as pessoas estão mudando, que as coisas estão acontecendo.

Portanto, o que dá credibilidade a Cristo? O resultado do trabalho. É isso que pede que relatem a João Batista: o resultado do que Cristo faz.

Há uma questão que é muito levantada durante o período que o ser está buscando a felicidade seguindo os ensinamentos: será que estou no caminho certo? Será que é isso mesmo que tenho que fazer? Será que essa história que Joaquim fala sobre não precisar dar comida e cobertor para os pobres é verdade? Será que a única coisa que tenho que fazer é só me libertar do meu ego? Será esse realmente o caminho para se aproximar de Deus?

Só uma única forma de descobrir a resposta para essas questões: vejam o resultado do trabalho. Observe como se desenrola a sua vida quando consegue colocar em prática o ensinamento. Veja se realmente há paz e felicidade. Somente essa observação pode responder se está no caminho certo.

Não estou falando em ter paz o tempo inteiro, em ser feliz o tempo inteiro. Estou falando em conseguir ter paz em alguns momentos, de conseguir ser feliz em alguns momentos.

Há diversas pessoas que estão conosco que falam: hoje eu passo mais tranquilo por situações que antigamente passaria com a cabeça explodindo. Observar isso acontecer é a prova que se está no caminho certo.

É esse o ponto que Cristo toca aqui, antes de voltar as parábolas. Se você quer saber se está no caminho certo, seja ele qual for, observe a sua vivência da vida. Veja se quando há a prática do que é ensinado você consegue ter paz mesmo na discórdia, se consegue ser feliz mesmo nos contratempos. Em alguns momentos, não o tempo inteiro.

Se isso acontece, continue praticando, pois sabe que está no caminho certo. O que falta agora é ampliar o tempo de prática. Hoje consegue ter paz em alguns segundos; com a prática, amanhã conseguirá por mais tempo. Faça isso com uma única certeza: a perfeição nunca será alcançada.

Participante: ou seja, verifique está no caminho.

Isso.

Pode fazer sua pergunta.

Participante: é mais uma curiosidade: João batista já tinha uma noção de que Jesus ...

Parábolas, parábolas, parábolas...

Pouco importa João Batista ou seus seguidores. O importante é ter consciência de que se não tivesse essa passagem, não haveria essa mensagem, que é uma espécie de prova dos nove para ver se você está no caminho certo.