Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Os dons do Espírito Santo

Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons do Espírito Santo dá. (Capítulo 12 – versículo 01)

Quais são os dons que o Espírito Santo dá a cada um? Os dons que o Espírito Santo lhe dá são os chamados trabalhos mediúnicos.

Participante: mas eu sempre ouvi dizer que trabalho mediúnico não é dom, é carma, para resgatar.

Sim, mas para Paulo é tido como um dom.

Muitos falam que têm o dom de ter a visão além da carne, que tem o dom de escrever... Ou seja, são os trabalhos mediúnicos

É sobre isso que vamos falar agora: os dons que o Espírito Santo lhe dá, ou seja, a sua capacidade mediúnica para ajudar a Deus.

Vocês sabem que, quando ainda eram pagãos, eram controlados por ídolos mudos, que sempre os desviavam. Por isso precisam compreender que ninguém que diz 'maldito seja Jesus' pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. (Capítulo 12 – versículo 02 a 03)

Cristo falou assim: aquele que fala em meu nome não pode ser contra mim; aquele que ama nunca será contrário a mim.

E que ninguém que dizer Jesus é Senhor a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo. (Capítulo 12 – versículo 03)

A não ser que você esteja sobre a tutela de um trabalho espiritual, dificilmente dirá Jesus é o Senhor, o amor é o Senhor.

Há diferentes tipos de dons espirituais, mas é o mesmo Espírito quem dá esses dons. (Capítulo 12 – versículo 04)

Existem tipos diferentes de trabalho espiritual, mas qualquer um deles é feito a partir de um guia. Não existe trabalho espiritual onde não haja a presença de um mentor desencarnado.

Ficou claro isso? É preciso compreender bem isso para que não comecemos a pensar que temos o dom da cura, o dom de escrever, o dom da visão. Não, o ser humanizado não tem dons. Ele não pode executar trabalhos a não ser que seja guiado por um mentor. Neste caso, o trabalho é do mentor e não do ser humano.

Participante: todo ser humanizado tem mentor?

Todos têm mentores. Se houver necessidade, se desenvolve a mediunidade. Se não houver, não se desenvolve. O que vai dizer se sua mediunidade será desenvolvida é a sua missão e o seu carma, a sua necessidade de vida.

Isso é real, mas o que eu quero deixar bem claro agora é: não há ser encarnado médium capaz de executar trabalhos espirituais. O trabalho espiritual é feito pelo mentor. Então quando digo a alguém 'vamos dar um passe no outro', o que estou dizendo é: 'sirva de instrumento ao mentor para dar passe naquelas pessoas.

Como já disse, é preciso que isso fique bem claro para acabarmos com aquela historia de que aquele médium é muito bom, o outro é mais ou menos e aquele é fraquinho. Não existe isso, pois um médium não faz nada a não ser servir como instrumento para a ação de um espírito fora da carne.

Há maneiras diferentes de servir, mas é o mesmo Senhor que servimos. Há diferentes habilidades para o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazer o seu trabalho. (Capítulo 12 – versículo 05 a 06)

Deus dá a habilidade para cada um fazer o trabalho. Isso quer dizer, por exemplo, que Deus deu a este médium a habilidade para fazer o trabalho de incorporação e não deu para você e nem para ela.

Isso quer dizer que você ou ela não têm essa habilidade? Não... Todos têm as mesmas habilidades, pois senão Deus seria injusto.

Agora, porque ela se desenvolve neste médium e não em outros? Porque ele precisa e outros não. Mas, isso não quer dizer que os outros não a tenha: ela está ali, adormecida. Se precisar dela para a caminhada do espírito, Deus a desenvolverá.

Repare no que eu falei: desenvolverá... Deus não cria a capacidade mediúnica no meio da vida de ninguém: ela já veio com você... Todos têm as habilidades espirituais: em alguns se desenvolve, Deus desenvolve; em outros não se desenvolve, Deus não desenvolve.

Agora, isso quer dizer se você não desenvolveu é porque é pior que o outro? Não, quer dizer que você não tem necessidade disso...

Sendo assim, para que invejar a habilidade do outro? Você tem as habilidades que precisa ter, nem mais nem menos.

Outra coisa: por ter a habilidade quer dizer que ele é melhor que você? Não, quer dizer que esta é a missão dele e não sua.

Portanto, ter ou não ter aparentemente determinadas habilidades mediúnicas não quer dizer que se é melhor ou pior: quer dizer que esse é o caminho de um e aquele é o caminho de outro.

Que cada um trilhe o seu caminho sem ficar com inveja do outro ou se sentindo menor do que aquele.

Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo. A um o Espírito Santo dá a mensagem de sabedoria... (Capítulo 12 – versículo 07 a 08)

Quando fala sobre ter o dom das mensagens de sabedoria se refere àqueles que falam, orientam, dão palestras...

Na verdade um palestrante não faz palestra: quem faz palestra é o mentor. Para isso ele utiliza a boca do palestrante. Por mais que o palestrante diga que não está incorporado, é o mentor que está falando.

… e a outro o mesmo Espírito dá a mensagem de conhecimento. (Capítulo 12 – versículo 08)

Aquele que tem intuições...

Existem médiuns que conseguem ver a gravidez que ainda não aconteceu: isso é a intuição. O conhecimento não é do médium, mas sim do mentor... O médium não vê nada: colocam na cabeça dele para dizer...

A um, o mesmo Espírito dá a fé e a outro dá poder para curar. (Capítulo 12 – versículo 09)

Fé no sentido de ensinar ao próximo a louvar a Deus...

Temos ainda aqui o dom da cura, que Paulo está nos dizendo que é dado pelo Espírito Santo. Então, porque muitos batem no peito para dizer 'eu tenho o dom da cura'? Mas é o Espírito que dá o dom da cura...

Sendo o Espírito Santo que dá o dom da cura, o que o médium precisa fazer para curar? Precisa colocar a mão, olhar ou até estar do lado da pessoa? Claro que não...

'Senhor, fazei de mim instrumento da Vossa vontade'? É só isso que o médium precisa fazer...

Se a mão levantar e se dirigir para algum lugar do corpo do consulente, maravilha... Se a mão não levantar e não se dirigir à nenhuma parte específica, ela não levantou e acabou o assunto...

A única coisa que o médium precisa saber é que é instrumento para a ação do mentor...

Um recebe do Espírito Santo poder para fazer milagres, e outro o dom de anunciar a mensagem de Deus.(Capítulo 12 – versículo 10)

Poder de fazer milagres... O que é o poder de fazer milagres?

É uma coisa sobrenatural, ou seja, aquilo que está fora das leis cientificas de vocês, da natureza de vocês.

Então, tem alguns que podem quebrar qualquer lei cientifica. Eles podem fazer esse banco levitar... Isso é um milagre: é algo que vocês não sabem como se faz...

Eles podem curar doenças, podem ressuscitar um morto, podem fazer coisas que estão além da sua ciência. Está certo isso? Não, porque eles não fazem: servem de instrumento para que o mentor faça....

Sendo assim, na verdade, o espírito fora da carne pode quebrar as leis da física, da química, (da biologia, de tudo e não o ser humano.

Participante: faltou falar do dom de anunciar a mensagem de Deus.

São os evangelizadores.

Outro recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm. (Capítulo 12 – versículo 10)

São os seguidores sérios de Deus: eles não são adoradores.

A uns ele dá a capacidade de falar em línguas estranhas e a outro, a capacidade de explicar o que essas línguas querem dizer. (Capítulo 12 – versículo 10)

Esses dois tipos de mediunidade diminuíram muito nos dias de hoje. Faziam parte da isca para chamar atenção à mensagens de Deus, pois vinha um e falava em aramaico e ninguém entendia. Aí vinha outro e falava que entendia.

Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá diferentes dons a cada um, conforme quer. (Capítulo 12 – versículo 11)

É um só Espírito quem faz tudo isso. Qual é o nome desse Espírito? Seu mestre.

Lembra que lá atrás estudamos que cada Espírito encarnado tem um companheiro da encarnação e para cada grupo de encarnados há um mestre? É esse o responsável pelas atividades espirituais de cada um de vocês...