Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Os alimentos oferecidos aos ídolos

Agora vou tratar do problema dos alimentos oferecidos aos ídolos. (Capítulo 08 – versículo 01)

Quem é o seu ídolo maior? Você mesmo... Cada ser humano vive em idolatria ao 'eu', ao ego. Portanto, quando Paulo fala em alimentos oferecidos ao ídolo, está falando naquilo que você oferece como alimento ao ego.

É isso que vamos estudar agora: aquilo que cada ser humano oferece de alimento ao seu ego.

Na verdade, como se diz, 'todos nós temos conhecimento'. Porém esse tal de conhecimento enche a pessoa de orgulho; (Capítulo 08 – versículo 01)

Paulo começa falando que você possui conhecimentos, mas que eles não podem gerar orgulho em você. 'Eu sou sábio', 'eu sei as coisas e ninguém mais sabe de nada'...

O orgulho de saber é alimento que você oferece ao ego.

… mas o amor edifica. Se alguém pensa que sabe alguma coisa, de fato ainda não sabe tanto quanto devia saber. Mas quem ama a Deus é conhecido por Ele.

Portanto, a respeito da comida oferecida aos ídolos, nós sabemos que um ídolo representa alguma coisa que realmente não existe. (Capítulo 08 – versículo 01 a 04)

O ego não existe. Ele é um personagem criado para o espírito viver na carne, só isso. Portanto, ele não existe de verdade.

Sabemos que há somente um Deus. Porque aos assim chamados deuses, tanto no céu como na Terra, (Capítulo 08 – versículo 4 e 5)

Paulo está falando para aqueles que vivem para os mentores, santos, o próprio Cristo e outros mestres e também para aqueles que vivem para os deuses terrestres: o seu próprio ego.

… como também existem muitos deuses e muitos senhores. Porém para nós há somente um Deus. Ele é o Pai e o Criador de todas as coisas, (Capítulo 08 – versículo 05 e 06)

Repare na fala de Paulo: Deus, o Criador de todas as coisas. Ou seja, para o apóstolo é Ele que faz todas as coisas existirem.

… e é para Ele que vivemos. E há somente um Senhor, que é Jesus Cristo, e todas as coisas foram criadas por meio dele, (Capítulo 08 – versículo 06)

Jesus Cristo, nós já estudamos isso diversas vezes, é o amor em ação. Portanto, existe apenas um Pai, Deus, e existe apenas um Senhor, o amor através do qual tudo foi construído.

… e é por meio Dele que nós existimos.

Mas nem todos conhecem essa verdade. Há pessoas tão acostumadas com os ídolos, que até agora, quando comem, ainda pensam que aquela comida pertence aos ídolos. (Capítulo 08 – versículo 06 e 07)

Há espíritos encarnados que quando se alimentam materialmente (do desejo, da vontade, do querer, do gostar, do achar bonito), oferecem tudo isso como alimento ao ídolo. Acham que isso pertence ao ídolo, o ego, mas isso não verdade.

A consciência delas é fraca, e por isso se sentem contaminados pela comida. É claro que não é a comida que vai fazer com que Deus nos aceite. Se comermos ou não comemos, não ganharemos e não perdemos nada com isso. (Capítulo 08 – versículo 07 e 08)

Você jamais ganha ou perde nada, pois está sempre recebendo tudo de Deus.

Portanto, tenham cuidado para que a liberdade de vocês não faça com que os fracos de fé caiam em pecado. (Capítulo 08 – versículo 09)

Paulo refere-se à liberdade de sentir... Cuidado para que a liberdade de sentir que se alcança com a reforma íntima não faça os fracos cair em pecado.

Se alguém que tenha a consciência fraca nesse assunto vir você, que tem “conhecimento”, comendo no templo de um ídolo, será que ele não vai querer também comer a comida oferecida aos ídolos? (Capítulo 08 – versículo 10)

Se alguém que não tenha conhecimento ver você alimentando o seu ego, será que ele também não vai querer alimentar o seu?

Portanto tenham cuidado para que a liberdade de vocês não faça os outros pecarem.

Assim este cristão fraco, este seu irmão por quem Cristo morreu, vai se perder por causa do conhecimento que você tem. (Capítulo 08 – versículo 11)

Quando Paulo fala que o cristão fraco vai se perder pelo conhecimento que você tem, ele fala daqueles que brigam com os outros achando que estão certos. O outro pode, por causa disso, se perder, ou seja, escolher sentimentos que não sejam universais... Neste caso, você foi instrumento do momento de prova dele.

Ao longo do estudo das Cartas de Paulo, temos conversado e dito que o escândalo tem que existir, mas ai daquele que o faça acontecer. Ou seja, o outro terá que passar por situações que contrarie o seu gostar, o seu querer, mas ai daqueles que sejam instrumentos para esses momentos.

Deste modo, pecando contra o seu irmão e ferindo a consciência dele, você estará pecando contra Cristo. (Capítulo 08 – versículo 12)

Ao você impor aos outros a sua verdade, ao querer que os outros ajam como você age, na verdade estará pecando contra Cristo e contra o próprio Deus, pois está pecando contra o amor...

O pior é que tem gente que briga com os outros e diz que faz em nome do amor...

Portanto, se por causa da comida meu irmão peca, nunca mais vou comer carne afim de não fazê-lo pecar. (Capítulo 08 – versículo 13)

Não importa como você viva; viva com felicidade e ligado em Deus que você chega à elevação espiritual.