Em busca da felicidade - Textos - Parte I-Técnica

Os adjetivos do presente

Participante: É muito difícil de se colocar em prática.

Você acabou de aceitar uma projeção da sua mente para o futuro. Incorreu também num outro erro para quem quer realmente ser feliz: aceitou um adjetivo que a mente criou para um acontecimento da vida.

Esta é a quinta coisa que é preciso se retirar do presente: as qualificações que a mente dá ao aqui e agora.

A mente está sempre adjetivando o momento presente. Ela acha ele longo ou curto, bom ou mau, certo ou errado, bonito ou feio, etc. Para cada presente, a mente tem uma opinião sobre ele. Para que você consiga ser feliz é preciso não viver isso que ela cria.

É precisar retirar do presente os critérios de certo e errado, de bonito ou feio, de limpo ou sujo. Se você não retira estes critérios, estará sujeito a viver no prazer ou na dor alguma emoção que a mente criará.

Para se viver o aqui e agora em felicidade é preciso viver apenas o que está acontecendo, sem aceitar qualquer qualificação que a mente dê ao momento presente. Quem aceita a importância que a mente dá ao que está acontecendo, sofre.

O valor que as coisas deste mundo tem não é dado por você. Não é você que gosta ou desgosta de uma coisa, que acha certo ou errado algo. Quem dá estes valores é a mente e ela age dessa forma para gerar um estado de espírito para que você viva a emoção que ela criará. Se não consegue viver sem estes valores, você não consegue nunca alcançar o estado de espírito de felicidade real.