Vida humana

Ociosidade

Repare agora a diferença que há do objetivo da encarnação que achamos com a leitura de O Livro dos Espíritos com aquele que você está acostumado ouvir dos espíritas. Como você colocou antes, para estes o objetivo da encarnação é aprender. Mas quando lemos atentamente as questões que nos trouxe o Espírito da Verdade descobrimos que a encarnação não tem como objetivo aprender nada, mas receber informações sobre as verdades espirituais dentro do limite que pode ser alcançado pela mente humana e praticá-las.

Ao invés disso os espíritas e espiritualistas juntam-se numa sala com a finalidade de aprenderem as coisas do mundo espiritual. Que ociosidade, quanta tempo perdido... Os ensinamentos espirituais não são para serem aprendidos, compreendidos, mas recebidos, aceitos pela fé e praticados.

Há uma diferença entre estudar e receber informações. Quem busca aprender recebe uma informação e esmiúça o que recebe. Questiona quanto o porquê, para que ou como das coisas. Quem apenas recebe a informação com a fé que tem entrega-se à prática ao invés de ficar preso em detalhes que são incompreensíveis para ele.

É como diz o Espírito da Verdade na questão 14.

“Deus existe; disso não podeis duvidar e é o essencial. Crede-me, não vades além. Não vos percais num labirinto donde não lograríeis sair. Isso não vos tornaria melhores, antes um pouco mais orgulhosos, pois que acreditaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis. Deixai, conseguintemente, de lado todos esses sistemas; tendes bastantes coisas que vos tocam mais de perto, a começar por vós mesmos. Estudai as vossas imperfeições, a fim de vos libertardes delas, o que será mais útil do que pretenderdes penetrar no que é impenetrável”.

Todo estudo do espírito, como informado em O Livro dos Espíritos se dá na erraticidade, ou seja, antes da encarnação. Mas, o estudo que lá se faz não garante a nenhum ser a evolução. É como uma criança humana na escola: a freqüência a aulas não garante a aprovação. A cada mês ele precisa fazer verificações sistemáticas do que aprendeu e o resultado destas é que diz se ela será aprovada ou não.

O espírito da mesma forma precisa fazer sua prova durante a encarnação para poder ser aprovado. De nada adianta, portanto, você estudar lá se quando chega ao momento da prova não responde a nenhuma questão com aquilo que aprendeu. Como fazer isso se aqui ele apega-se apenas a saber o que já sabe?