Caridade espiritual

Objetivo do trabalho

Qual o objetivo de se abrir uma casa? Ajudar as pessoas que estão em sofrimento, ou seja, aquelas que não são felizes. Toda a casa tem por finalidade realizar trabalhos, mediúnicos ou não, para auxiliar os seres humanizados viverem felizes.

Quem é o ser feliz? Aquele que alcança a perfeição. Como ensinou o Espírito da Verdade, o ser quando alcança a perfeição encontra a verdadeira felicidade, a felicidade que Deus tem prometido aos seus filhos... Se o objetivo de uma casa é auxiliar os seres humanizados a serem felizes e se a felicidade é sinônimo de elevação espiritual podemos, então, dizer que o objetivo é auxiliar estes seres no seu processo evolucionário.

Veja, estou falando de casa, mas poderia estar chamando o que vai ser montado de centro, templo ou igreja. Não importa qual seja o trabalho que esta casa vai realizar (medicinal, mediúnico, oração, auto ajuda, psicológica, etc.) ela precisa ter a consciência que o seu objetivo é auxiliar os seres humanizados no seu processo evolucionário. Isso é desta forma porque o objetivo primário de qualquer coisa que se monte para ajudar o próximo é fazê-lo feliz e quando isso se realiza, ele alcança a elevação espiritual.

A descoberta do objetivo de uma casa é importante, pois ele é o leme que direciona todos os trabalhos dela, é a motivação de tudo que se faz. Sendo assim, nenhuma outra motivação deve ser vivenciada durante os trabalhos da casa. Todos os trabalhos de uma casa devem ser feitos com o objetivo de auxiliar o próximo. Alcançar este objetivo deve ser, então, a finalidade de qualquer casa. Quando uma casa, ao invés de buscar este objetivo, concentra-se em crescer, tornar-se mais famosa, ter muitos médiuns ou qualquer outra coisa, de nada vale. Isso porque o objetivo de toda casa é sempre ajudar o próximo a ser feliz.

Este é um ponto primordial que qualquer um que trabalhe ou organize uma casa precisa ter em mente antes de qualquer coisa. Se isso não estiver bem presente a cada momento, pouco ou nada será alcançado, pois esta casa será como uma nau desgovernada, que navega sem rumo. Estou falando isso porque muitas pessoas perdem este foco quando pensam em montar uma casa. Mesmo por boas intenções, ou seja, pela ânsia de ajudar, muitas pessoas ao montarem uma casa preocupam-se com a manutenção dela ou com o seu desenvolvimento. Isso não deve ser preocupação de quem monta uma casa para auxílio ao outro.

Sempre que se monta uma casa é como se fosse aberto um farol no mundo espiritual para ajuda aos seres humanizados. Estes pontos de luz brilhando na escuridão do humanismo auxiliam espíritos encarnados ou não no seu processo de elevação espiritual. Sendo isso verdade, será que a manutenção ou desenvolvimento dela dependerá exclusivamente do ser humanizado encarnado? Claro que não... Ela é um instrumento de um plano acima deste e passa, então, a ser cuidada por estes e claro, administrada por Deus.

É por isso que a preocupação com a manutenção ou o desenvolvimento de uma casa precisa ficar em segundo plano para quem vai montá-la. Ocupando-se apenas com o trabalho da ajuda, seja ele de que tamanho for, a luz da casa permanecerá acesa e os espíritos fora do processo de evolução estarão, em nome de Deus, cuidando da sua manutenção e desenvolvimento.

Sempre que as pessoas me procuram e perguntam sobre os trabalhos de uma casa (se estão certos, se estão de acordo com o necessário) eu sempre dou o seguinte conselho: ‘Quando iniciarem o trabalho digam ‘Senhor, fazei de mim instrumento de vossa vontade’. A partir daí, abandone qualquer controle sobre a administração da casa ou do trabalho e concentre-se apenas em executar o que está sendo trabalhado. Depois que alguém entrega qualquer coisa para Deus não precisa mais se preocupar com aquilo, não precisa ter mais dúvidas, pois está na mão Dele.

Esta é a primeira coisa que quem quer abrir uma casa tem que ter em mente. A casa é aberta para auxiliar o próximo e para isso seus trabalhos devem ser entregues na mão de Deus. Continuemos falando das coisas necessárias para a montagem de uma casa...

Existem três coisas que precisam ser definidas antes de qualquer atitude no sentido de tornar a casa funcional. Estes aspectos são baseados no ensinamento budista que afirma a necessidade de três coisas para se alcançar o nirvana: o Buda, o dharma e a sangha. Estes três elementos formam o tripé que sustenta a caminhada de um ser humanizado em busca da sua elevação espiritual e é também usado para direcionar o ser humanizado na criação de uma casa. Vamos ver um por um...