Escolha das provas

Objetivo da vida humana

264 – Que é que dirige o Espírito na escolha das provas que queira sofrer? Ele escolhe, de acordo com a natureza de suas faltas, as que o levem à expiação destas e a progredir mais depressa. Uns, portanto, impõem a si mesmos uma vida de misérias e privações, objetivando suportá-las com coragem; outros preferem experimentar as tentações da riqueza e do poder, muito mais perigosas, pelos abusos e má aplicação a que podem dar lugar, pelas paixões inferiores que uma e outros desenvolvem; muitos finalmente, se decidem a experimentar suas forças nas lutas que terão de sustentar em contato com o vício.

Para o espirito fora da carne, vivendo com a sua consciência espiritual, as coisas materiais nada valem. Não tem a menor importância se vai nascer rico ou pobre, se vai ter casa própria ou não, se vai ter carro do ano ou não. O que lhe interessa é ter situações que possa vivenciar e que sirvam de oportunidade para promover a sua elevação espiritual.

O espírito fora da carne não se prende a ter que ter prazer na vida material. Ele não se prende a gozar os bens terrenos. Não tem a menor preocupação com isso. Se for preciso para executar as suas provas vir para morrer de fome, fará isso de bom grado. Porque o que quer realmente é provar a Deus que é capaz de se elevar. Isso é o objetivo que ele tem ao planejar a sua próxima existência. É com essa intencionalidade que o espírito escolhe as situações da vida que irá viver.

Isso precisa ficar bem claro, porque já há algum tempo tenho comentado, falado e perguntado: qual o objetivo da sua vida. Para que você está vivo, porque que acordou hoje de manhã? Essas perguntinhas parecem que são muito bobas, nós todos imaginamos que sabemos a resposta. Mas não sabemos. Deixamos de aproveitar a vida humana justamente porque não conhecemos o objetivo da vida que o espírito nutre antes de encarnar.

Por não ter um objetivo de vida claro nem em consonância com o anseio espiritual, o ser humanizado é um elemento perdido na vida. Ele nunca sabe o que quer. Uma hora quer uma coisa, outra quer outra coisa. Quando consegue algo deixa de aproveitar o que conseguiu e luta para poder ter mais. Tudo isso acontece justamente porque ele não tem objetivo na vida, não sabe, não pensa para que está vivo.

Aquele que busca a elevação espiritual precisa meditar profundamente nisso e descobrir um sentido para sua existência, um sentido para sua vida. Se for o sentido que ele teve antes da encarnação, melhor, porque alcançará a evolução espiritual.