Imperfeições do ser - Textos

O vício da culpa

Participante: achar que acontecerá um problema no futuro como fruto de seus atos presente é um tipo de vício se culpar?

Se culpar é um vício. Quanto ao instrumento para a utilização do vício que você citou (achar que de determinada ação resultará determinado acontecimento) eu tenho algumas considerações a fazer para não deixá-lo viver o seu vício.

Como a mente se pronuncia para lhe fazer viver este vício? ‘Eu não disse? Para que você fez seu idiota se já sabia que ia acontecer assim’. Quem se deixa levar por esta consciência vive o sofrimento por conta do vício de achar que uma determinada ação sempre resultará em um determinado resultado. No entanto, quantas vezes a sua mente já não achou que lá na frente ia acontecer uma determinada situação e não aconteceu?

Portanto, aquilo que está se imaginando que vai acontecer, na verdade, apenas pode acontecer: não é uma certeza. Sendo assim, quando coincide de acontecer o que foi previsto, o que lhe causa a culpa: foi o que ocorreu? Não, foi o seu imaginar que é capaz de saber o que vai acontecer.

Se o futuro pode ser ou não da forma que se imagina, porque a mente ainda trabalha com estas possibilidades? Para que você possa viver o vício de se culpar.