Imperfeições do ser - Textos

O vício

O que é um vício? O que é ser viciado em alguma coisa? É ser dependente de algo. Todos que são viciados em qualquer coisa dependem dela. Por conta dessa dependência, criam uma condicionalidade para estar feliz. Ou seja, a sua felicidade não é mais pura e eterna, mas depende de algo acontecer ou de se ter aquilo no que se é viciado para ser feliz.

Todo aquele que é viciado em alguma coisa, por causa desse vício, gera uma dependência e essa serve como condicionalidade para a vivência da felicidade. Por isso tudo o que advém de algo viciado, seja prazer ou dor, não é uma felicidade pura, não é uma felicidade eterna.

Para poder explicar melhor o que quero dizer, vou falar de vícios que vocês consideram como tal: cigarro, bebida e tóxico. Repare se ter estes vícios não levam o ser humanizado a viver como descrevi. O viciado em bebida é dependente de haver isso à sua disposição para ser feliz. Quando não tem, sofre. A mesma coisa o viciado no tóxico, o viciado no cigarro, etc. Quantos antes de dormir vão consultar o seu maço para verificar a quantidade de cigarros que têm e se tiver pouco saem para comprar?

Essa é a questão que leva o vício a ser encarado como uma impureza para o espírito: tudo aquilo que ele é viciado, ou seja, tudo aquilo pelo qual possui uma dependência, gera uma condicionalidade e a vivência dessa forma, só leva ao prazer e à dor e nunca à felicidade pura e eterna cuja vivência caracteriza o alcançar a perfeição. Para os mais distraídos eu reforço o que acabei de dizer: falei tudo e não apenas algumas coisas.

Tenho certeza que vocês, como humanos que são, quando leram a questão do vício só se lembraram daquilo que reconhecem como tal, ou seja, ligaram a questão do vício apenas às coisas que a humanidade considera como vício e com isso se esqueceram de outras que não tratam como tal, mas que também são. Existem muitas coisas que vocês vivenciam de uma forma viciada, mas que não tratam como vício.

Por exemplo: ouvir-me... Tem gente que é viciado em me ouvir... Outro vício? A busca da prática daquilo que conversamos. Existem pessoas que me ouvem e se obrigam a praticar o que ensino. Isso é um vício, uma dependência, um condicionamento à sua felicidade. Como estes exemplos, poderia citar milhares de outros, ou seja, milhares de posturas nas quais vocês humanos são viciados, mas que não são aceitas pela humanidade como vício.

Para que vocês possam distinguir um vício, afirmo que tudo aquilo que cria condicionalidade, que cria dependência, que faz a felicidade depender, é um vício. É por isso que desde o início destas nossas conversas, estou dizendo que ter uma impureza é algo nato para quem vive a partir do sistema humano de vida.