Saber e conhecer

O valor das palavras

Participante: como entrar em harmonia com a vontade de Deus?

Se me disser o que para você representa a vontade Dele posso responder. Sem isso fica difícil.

Apesar disso, deixe-me lhe dizer uma coisa: Deus não tem vontade...

Sabe quem tem vontades? O egoísta. Ele é que precisa ter vontades para nutrir o seu egoísmo. Deus é a Perfeição e por isso não tem egoísmo. Pelo mesmo motivo, não tem vontades...

Deus não faz o que quer nem quer que aconteça nada. Ele dá a cada um segundo suas obras.

Por isso fica difícil responder a sua pergunta como foi colocada. Se me perguntasse como entrar em harmonia com ação de Deus, poderia responder, mas como se harmonizar com a vontade de Deus, não dá.

Antes que alguém pergunte, respondo antes: para se harmonizar com a ação de Deus harmonize-se com a sua vida, pois ela é a ação de Deus.

Participante: o que quer dizer esse provérbio da Bíblia: o que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido?

Para descobrir isso, terá que saber o que é ser pobre.

Pobre, para vocês, é aquele que passa necessidades materiais, mas esse termo não está utilizado assim na Bíblia. Nela o pobre é apenas aquele que precisa de alguma coisa e não quem precisa de algo material apenas.

A diferença entre a compreensão do termo pobre é importante para se descobrir o que quer dizer o provérbio, pois, apesar de não considerarem assim, quem lhes ataca é pobre, pois está carente de amor. Tapando os seus ouvidos a esse pedido de amor, ou seja, o atacando de volta ou criticando-o, quando precisar de amor, você nada receberá.

É o que venho dizendo sempre: o problema são as palavras. Vocês estão querendo conhecer os ensinamentos através dos seus saberes sobre as palavras. Desta forma se perdem e não conseguem compreender o que é ensinado...

Participante: o senhor é livre no valor que dá às palavras?

Não posso dizer que seja livre quanto a isso. O que faço, na verdade, é fugir dos valores que vocês dão a elas, pois ele ou é irreal ou incompleto.

Acabaram de me fazer uma pergunta usando o termo pobre. Ao ouvir essa palavra a mente humana sempre traduz o pobre como a pessoa que passa fome, que não possui um lugar para morar, etc., ou seja, que possui carências materiais.

Por conta de outras conclusões que são geradas pelo agregado memória, isso quer dizer que essa pessoa é uma sofredora. No entanto, na Bíblia a mesma palavra pobre é usada por Cristo para designar um bem aventurado (Bem aventurado o pobre de espírito).

Essa utilização muda completamente o sentido desse vocábulo quando a usamos dentro de qualquer contexto bíblico. Como pode alguém sofredor pode ser bem aventurado se bem aventurança significa felicidade? Apesar disso, vocês não compreendem essa distinção, pois estão apegados às ideias que a mente gera quando estimulada pelo uso daquele termo.

É por isso que preciso alertar sempre sobre o sentido de algumas palavras. Se não fizer isso, a compreensão que terão dos textos será irreal e falsa.

Portanto, não é exercer a liberdade que faço, mas chamar a atenção de vocês para que saiam da superfície da vida. Ou seja, o que faço é no sentido de conclamá-los a mergulharem na profundidade das coisas ao invés de viverem apenas naquilo que a mente diz conhecer.

É preciso pensar sobre a vida, mas vocês não fazem isso. A primeira ideia que surge na mente vocês acreditam e a segue como cordeiros sendo tocados por um pastor, ao invés de aprofundarem-se sobre o tema.

O pobre realmente é o carente, o que possui carência de algo, mas não apenas de coisas materiais. Acabei de dar um exemplo de uma carência importante que vocês não levam em consideração quando se fala de pobreza: o carente de amor.

Sabe quem é o carente de amor? Aquele que lhe ataca, acusa, critica. Esse é carente de amor e através dos seus atos pede ajuda para a sua carência.

Essa afirmação é embasada no fato d que todos que atacam alguém só agem assim porque se sentem atacados. Na verdade ninguém acusa, ataca ou critica aquele cuja posição ou verdade não for uma afronta à dele.

Portanto, quando há a interpretação de que alguém está atacando, ao invés de reagir contrariamente, compreenda que ele está apenas se defendendo da sua crença. Por isso, ao invés de querer provar que está certo, ame-o.

Compreendam isso: ninguém briga com aquele que é amigo, que está de acordo com ele, ou seja, que imagina que o ama. Os seres humanos só brigam com aqueles que são contrários. Portanto, a ação do outro é sempre uma resposta a um ataque sofrido. Quando isso aconteceu, não houve amor.

Viram como conseguimos uma compreensão além daquela que vocês têm quando a palavra pobre aparece em um texto bíblico? Com ela estendemos o ensinamento para outros campos.

Aliás, o levamos para o campo que os ensinamentos realmente se dirigem: o amor ao próximo. Para fazer isso não foi preciso alterar o termo pobre, mas apenas ampliar o sentido dele, coisa que a mente humana, por ser egoísta por natureza, não faz.

A mente humana jamais irá dizer que a acusação de alguém é a resposta a um ataque dela. A personalidade humana jamais aceitará isso como real se não for instigada para tanto. Não aceitará porque sempre quer vencer o outro, quer ter o prazer individual, alcançar e fama e o elogio. Por isso, sempre dirá que o outro é que está errado e não ela mesma.

Para fugir dessa armadilha é que vocês precisam se aprofundar na compreensão dos termos que a mente utiliza. Se não fizerem, viverão o egoísmo que ela propõe e por isso serão egoístas...

Portanto, não se trata de ser livre, mas sim liberto. Livre é quem faz o que quer; liberto é aquele que não está apegado a alguma coisa. Eu não uso o sentido que quero para as palavras, mas me considero liberto do sentido restrito que a mente aplica aos termos.

Além do mais, compreendam que quando se vive preso ao sentido restrito que a mente cria para as palavras está se vivendo um saber.

Participante: racionalizar palavras não seria abrir mais a comporta das criações dos cinco agregados?

Não falei em racionalizar palavras. Ao contrário: o que disse foi expandir significados das palavras ao invés de ter só um significado para cada termo que você conhece.