Saber e conhecer

Incongruências nos ensinamentos

Participante: vamos voltar alguns anos. Na palestra sobre Deus você disse que Tudo é Ele absolutamente. Depois quando falou do ser humano afirmou que ele é constituído de duas partes: uma mente e outra parte composta por sentimentos e emoções. Disse ainda que estas duas partes são elementos da ilusão, ou seja, que são relativos. Voltando aos dias de hoje, lhe ouço dizer que o espírito quase nunca é o que o vemos no ser humano. Isso quer dizer que este papo de sermos mais felizes, buscar a felicidade e concentrarmos no presente é puramente ilusório?

Não.

Não falei de você não viver o aqui e agora. O que disse foi que vivendo o aqui e agora deve duvidar do que está vivenciando.

Quando falo na formação da criação mental estou me referindo ao aqui e agora. Portanto, sim, você precisa viver o aqui e agora, ou seja, estar conectado a sua mente observando o que ela está criando. Depois disso deve compreender que aquilo é apenas uma informação que está sendo proposta e não dar a ela o valor de verdade. É preciso fazer isso para não sofrer.

Todas as definições que disse que dei, realmente assim fiz. Mais: continuo afirmando que, apesar de serem aparentemente contraditórias, todas elas são reais. Por quê? Porque a ilusão pode ser formada por diversas verdades, mesmo que uma seja contrária à outra...

Tudo vem de Deus: concordo com isso. Tudo vem de Deus, inclusive o que você acha que Ele é. O Senhor não pode se mostrar na Sua realidade a você. Por que isso? Porque você é sábio, sabe quem é Deus.

Se o Pai pudesse chegar à sua frente e dizer que Ele é Deus, sabe qual seria a primeira coisa que você, ser humano, diria? Prova, prova que você é Deus...

O ser humanizado só acreditaria que Ele é o Pai se provasse que realmente é. Mas, mesmo que realizasse algo sobrenatural para provar que é Deus, sabe o que o humano faria? Ficaria buscando o truque que Ele usou para fazer aquilo.

Por que agiria dessa forma? Porque ele acredita que sabe como as coisas acontecem. Por isso aquele acontecimento diferente que Deus fez para provar que é ele, para você seria fruto de um truque ilusionista. Portanto, além de fazer, teria que provar que realmente não é um truque.

O ser humano é dividido em razão e emoção: concordo com isso. Mas, se tudo é criado por Deus, onde está a diferença entre uma coisa e outra? Na sua compreensão sobre elas.

Portanto, para você que acredita que existam diferenças entre razão e emoção, elas são duas coisas. Já para quem sabe que tudo vem de Deus, apesar dos cinco agregados afirmarem que são coisas diferentes, não crê nisso.

Além do mais, se tudo é criado por Deus, minhas palavras são criadas por Ele. Sendo assim, a incongruência ou erro no que é dito não é meu, mas sim Dele.

Sabe o que é isso que você está vivendo ao me fazer essa pergunta? Uma criação dos cinco agregados. São ideias geradas neste momento utilizando informações que anteriormente foram tidas como verdadeiras (o seu saber) para que o espírito continue se prendendo ao que a personalidade humana cria. Isso não tem nada a ver com você, ser humano, mas sim com o espírito.

Como acabei de dizer, falo a espíritos através do ego. Quando passo um ensinamento estou falando ao espírito mostrando o quanto a mente humana está apegada aos conceitos materiais. Para que? Para que ele se liberte dela.

É para que isso não aconteça que a personalidade humana reage tentando justificar a prisão do ser. Tudo isso está acontecendo no mundo real enquanto você, humano, está imaginando que está vivo, que está me ouvindo, que está pensando e achando incongruências entre as coisas que foram ditas...