Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

O uso do corpo para glória de Deus

Alguém vai dizer: eu posso fazer tudo o que quero? Sim, mas nem tudo é bom para você. (Capítulo 06 – versículo 12)

Deixe-me falar sobre este pequeno trecho porque ele está muito dentro do que falamos.

Todo mundo pode fazer o que quiser, mas nem tudo o que você faz é bom para você. Pode ser bom para o outro, para aquele que está recebendo, porque o carma é dele, mas não quer dizer que seja bom para você, não quer dizer que você está vencendo o seu carma.

Quando duas pessoas estão frente a frente, as duas estão vivendo o seu carma e sendo instrumento da vivencia do carma da outra. Quando está sendo instrumento, está sendo instrumento do amor de Deus. Isso está sendo bom para a outra pessoa.

Agora, enquanto a pessoa que está exercendo a função de instrumento pratica atos, ela escolhe um sentimento para vivenciar aquele momento. Esta escolha pode não ser boa para ela. A vivência do ato é boa para a outra mas não para aquela.

É preciso prestarmos muita atenção a isso porque o ensinamento de que Deus é Causa Primaria de tudo que acontece embute a justiça suprema e o amor sublime. Cada ato gerado por Deus é sempre um ensinamento para quem está recebendo a ação e uma provação para quem está fazendo-a.

É o que Cristo fala: o escândalo é necessário, mas aí daquele que escandalize.

Portanto, não se pode usar o ensinamento Deus Causa Primária como desculpa para si mesmo. Não o estamos ensinando para vocês se desculparem, mas para compreender perfeitamente esse mundo.

Eu poderia dizer: posso fazer qualquer coisa. Mas não deixarei que nada me escravize. (Capítulo 06 – versículo 12)

Ou seja, que você se sinta obrigado a fazer, que dependa daquilo para ser feliz.

Outro vai dizer: o alimento existe para o estomago e o estomago existe para o alimento. Sim, mas Deus acabará com os dois. (Capítulo 06 – versículo 13)

Aquele que merece ser assassino existe para aquele que merece ser assassinado. Quem merece ser assassinado existe para aquele que merece ser assassino. Mas, nenhum dos dois deve se orgulhar de sua parte nesta ação, pois Deus vai acabar com os dois e tudo que está envolvido ali vai terminar.

Nosso corpo não deve ser usado para servir a imoralidade mas para servir ao Senhor. (Capítulo 06 – versículo 13)

Aqui não se está falando de sexo. A imoralidade é a busca do beneficio individual.

E o Senhor usa o nosso corpo. (Capítulo 06 – versículo 13)

Como instrumento do carma do outro.

Deus ressuscitou o senhor e também nos ressuscitará pelo seu poder. (Capítulo 06 – versículo 14)

O Senhor nesse caso é Jesus Cristo.

Será que vocês não sabem que os seus corpos fazem parte do corpo de Cristo? Por acaso vou pegar uma parte do corpo de Cristo e fazer com que seja parte do corpo de uma prostituta? De jeito nenhum! (Capítulo 06 – versículo 15)

Quem é uma prostituta? É aquela que se vendo por dinheiro, por coisas materiais, por prazer material.

Será que vou pegar um pedaço de Cristo e usá-lo para fins imorais, para conquistar benefícios individuais? É isso que se faz quando se pede a Cristo que traga a cura, quando se pede que ele resolva um problema, que salve o nosso filho... É isso que se faz.

Ou será que vocês não sabem que o homem que se une a uma prostituta se torna uma só pessoa com ela? (Capítulo 06 – versículo 16)

Quando alguém se une com a imoralidade torna-se imoral...

As escrituras sagradas afirmam: os dois se tornam uma só pessoa. Porém quem se une ao Senhor se torna no sentido espiritual, uma só pessoa com Ele. (Capítulo 06 – versículo 16 e 17)

Quem se une com o amor, se torna uma só pessoa com o amor.

Fujam da imoralidade! Qualquer outro pecado que alguém cometer não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade peca contra o seu próprio corpo. Será que vocês não sabem que o corpo é o templo do Espírito Santo que vive em vocês e foi dado por Deus? (Capítulo 06 – versículo 18 e 19)

Corpo não no sentido material, mas no sentido de ser humano. Se você usar essa vida, essa encarnação, essa personalidade humana que vive para ganhar, para se unir à imoralidade, à prostituição, estará pecando contra Deus, pois se vendeu ao mundo.

Vocês não pertencem a vocês mesmos porque Deus comprou e pagou o preço. (Capítulo 06 – versículo 19 e 20)

Vocês não pertencem a vocês. O ser humano não pertence à humanidade pois ele é obra de Deus.

Portanto usem os seus corpos para a glória Dele. (Capítulo 06 – versículo 20)

Portanto, usem essa vida para a glória de Deus e louvado seja o Pai.