As reformas da reforma

O universo

Viver como ser universal é participar do universo. Para entendermos esta forma de agir, pergunto: o que é o universo?

Participante: todo espaço que existe.

Sim, mas o que mais além dos espaços, o que constitui o universo? O planeta, por exemplo, faz parte do universo?

Participante: sim

Então, ele é o universo.

Mas, o que é um planeta? Se você não existisse o planeta Terra estaria completo? Não, pois você não existiria.

Você faz parte do planeta, é o planeta. Se não houvesse você seria outro planeta e não este. Este novo planeta poderia até se chamar Terra, mas seria outro. Este novo planeta, aliás, seria completamente diferente do atual, pois além de você, os seus filhos não existiriam. Não existiriam ainda outras coisas, como essa casa.

Participante: poderia existir uma casa..

Sim, poderia existir uma casa, mas esta determinada casa, do jeito que ela é, com a arrumação que tem, com a carga energética que possui, não existiria.

Poderia haver filhos de outros pais, mas não os seus. Poderiam existir crianças filhos de sua esposa, mas não seriam as mesmas que existem hoje, mesmo que estas novas crianças tivessem a mesma aparência dos seus filhos.

Falo isso porque as crianças não só a aparência física, mas também a moral. Os seus filhos são o resultado da sua ação sobre elas ajudando-as, educando-as e orientando-as. Se você não existisse, elas seriam criadas por outro pai e por isso teriam outra educação. Sendo assim, seriam outras crianças.

Está entendendo o que estou querendo falar? Estas crianças poderiam até ter o nome dos seus filhos, mas não seriam as mesmas pessoas e como o universo é constituído por tudo o que existe, este seria um universo diferente deste que você vive hoje.

Sendo assim, o universo é os seres que existem dentro dele. Concorda com isso?

Participante: sim...

Mas, o que mais é o universo do que a soma de todos os seres que existem?

Participante: os espíritos que habitam este orbe.

Sim os espíritos que habitam o universo o compõem pelo mesmo motivo que conversamos acima. Mas, além de todos os espíritos, que mais?

Participante: as energias.

Sim, as energias que cada um emana compõe o universo. Mas, o que é uma energia que está no universo? O fruto da ação de um espírito. Toda vez que um espírito age espiritualmente ele emana energia e esta compõe o universo. Sendo assim, posso dizer que tudo o que você e todos os outros seres fazem compõe o universo, é ele...

Tudo o que você e todos os seres fazem é o universo porque se aquele acontecimento não ocorresse, o universo seria outro. Seria outro universo, não o que é agora.

Se você não tivesse comprado esta roupa que está vestindo agora, o dono da loja não teria ganhado dinheiro. Com isso ele não poderia pagar os empregados. Por conta disso os empregados teriam que procurar outro emprego. Ou seja, o mundo seria completamente diferente se você agisse de forma diferente do que age. Concorda comigo?

Participante: sim...

Apesar de concordar agora, você não vive com isso diuturnamente. Por quê? Porque não vê o seu dinheiro agindo e fazendo o universo depois que sai das suas mãos.

Além de sustentar os empregados do estabelecimento onde você fez a compra, o seu dinheiro ajuda a pagar as obras da cidade, do estado e do país. Se não fosse a sua compra, a vida de todos aqueles que habitam o mesmo país que você seria diferente e com isso o universo seria outro.

Além disso, o dinheiro que o país recebe se comunica com outros países através do mercado de importação e exportação. Sendo assim, o dinheiro que você gastou numa loja acaba ajudando no sustento de trabalhadores em outras partes do mundo. Podemos, então, dizer que o dinheiro que você gastou comprando a sua calça pode ter ajudado uma pessoa no Japão. Ou seja, ele afetou diretamente a vida de alguém que mora do outro lado do mundo e que você nem conhece. Ao afetar esta pessoa, o seu dinheiro formou o universo, mas você nem viu isso acontecer.