Conversando com um espiritualista - volume II

O trabalho mediúnico e o corpo

Participante: o processo mediúnico envolve um corpo e dois espíritos, como no seu caso com seu médium? É uma combinação divina entre os espíritos antes da encarnação?

Não existe processo mediúnico entre corpo e espírito. Isso porque não existe corpo. O que existe é processo mediúnico entre mentes. Vou explicar isso...

No meu caso, por exemplo, há uma mente, o médium, e outra: eu, Joaquim. As duas mentes durante algum tempo contém dentro de si o mesmo corpo, a mesma forma, e estão ligadas para exercer atividades via esse corpo.

Por isso sempre disse que não posso incorporar em mais ninguém. Pode haver um Pai Joaquim que incorpore em outras pessoas, mas isso não quer dizer que é este ego, esta identidade de Pai Joaquim. Pode ser até eu, o mesmo espírito que se liga à mente Pai Joaquim, que me ligue à outra mente que tenha outro nome, Pai João, por exemplo, mas essa incorporação não terá ligação alguma com as coisas deste Pai Joaquim. O que estou querendo dizer é que se eu, o espírito que vive este Pai Joaquim, estiver incorporado junto a outra mente, não vou me lembrar de nada do que aconteceu enquanto estava ligado na personalidade Pai Joaquim.

Esse ego Pai Joaquim não pode incorporar em nenhuma outra mente a não ser à deste médium. Por isso, o ego Pai Joaquim não sabe nada do que aconteceu quando não estava sendo usado. É por isso que muitas vezes as pessoas me dizem que falou comigo em outros centros e eu respondo que não foi comigo que falaram.

Portanto, não existe incorporação corpo/espírito, mas sim egos que estão ligados a espíritos diferentes que se incorporam e podem ter dentro dele o mesmo desenho de corpo.