A verdadeira fé - Cata aos Colossenses

O trabalho de Paulo em favor da igreja

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3

Agora eu me alegro pelo que tenho sofrido por vocês porque por meio dos meus sofrimentos físicos, eu ajudo a completar o que ainda falta nos sofrimentos de Cristo em favor da igreja que é seu corpo. E Deus tem feito de mim um servo da igreja e foi Ele quem me deu essa tarefa para o bem de vocês. Sim a tarefa de anunciar de um modo completo, a sua mensagem. Essa mensagem é o segredo que Ele escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados e agora revelou ao seu povo. O plano de Deus é este: fazer que o seu povo conheça o seu segredo, esse segredo rico e glorioso que Ele tem para todos os povos. (Capítulo 1 – versículo 24 e 25)

A mensagem que Paulo transmite é o segredo que Deus escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados e agora revelou aos seres humanizados. Já falamos disso, não é? Mas, só para relembrar, afirmo que o segredo de Deus é que essa vida não existe como vida, mas sim como estágio da verdadeira vida que é a espiritual. Isso é segredo porque conscientemente você não conhece essa verdade...

Muitos podem ter tido até informações sobre ela, mas afirmar que têm plena convicção da existência de outra vida, isso poucos fazem. Por quê? Porque apesar da informação, ainda continuam vivendo essa vida como se ela fosse real. Vivem como se a carne fosse eles , como se a casa fosse deles, como se o carro pertencesse a eles. Apesar de afirmarem que sabem da existência de outra vida diferente depois desta, não entendem que tudo que existe aqui é simplesmente instrumento da elevação espiritual de cada um.

E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que quer dizer que vocês tomarão parte na glória de Deus. Assim nós anunciamos Cristo a todos, aconselhamos e ensinamos a cada um com toda sabedoria possível para trazer todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com o Cristo. Para realizar essa tarefa, eu trabalho e luto com a força poderosa que Cristo dá e que é a força que age em mim. (Capítulo 1 – versículo 27 a 29)

Já falamos a respeito de ser adulto ou infantil espiritualmente falando, não?

Pois quero que saibam o quanto trabalhei por vocês e pelos que estão em Laodisséia e por todos os outros que não me conhecem pessoalmente. Eu trabalho para que os corações deles fiquem cheios de coragem, também trabalho para que eles sejam unidos em amor e completamente enriquecidos com a certeza que a verdadeira compreensão dá, e assim conhecerão o Segredo de Deus que é o próprio Cristo pois Ele é a Chave que abre todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria que vem de Deus. (Capítulo 2 – versículo 01 a 03)

Reparem no que Paulo fala: Cristo é a chave que abre todo segredo do conhecimento. Mas, Cristo não louvou a Deus por mostrar aos simples, os que não têm conhecimento, o que esconde dos sábios? Que sabedoria, então, ele pode nos dar? A de que não se deve apegar-se aos conhecimentos humanos. A partir disso, posso afirmar que Paulo nos diz que se você não passar todo seu conhecimento pelo crivo de Cristo, não vai ter conhecimento algum. Ficará preso à ciência terrestre achando que universalmente é um sábio...

Desculpe, eu errei. Cristo tinha uma sabedoria sim, ele sabia alguma coisa. Qual é o conhecimento do Cristo sobre as coisas? Podemos resumi-lo numa passagem. Os apóstolos chegam a Cristo e dizem: seu amigo Lázaro morreu. Cristo responde usando o seu conhecimento: ele não morreu. Está assim para que a glória de Deus se manifeste através de mim. Ou seja, o conhecimento que Cristo tem das coisas deste mundo é que o Pai faz tudo acontecer para que a Sua glória se manifeste.

Juntando isso ao que Paulo ensinou posso dizer que se você quiser ter algum conhecimento que esteja vinculado a esta chave, que não esteja fundamentado nesta base, não abrirá o baú que contém a Realidade Universal e ficará preso na sua realidade.

Quem disse que a chuva chove de cima para baixo ou que se há sol tem que ter calor? Você... E disse por que acha que sabe (tem sabedoria) o que é calor e o que é chuva. Mas, se tudo é dependente da Glória de Deus, pode chover ao seu lado e não em você. Pode até estar sob a chuva e você não se molhar.

Participante: como assim...

Molhar-se é uma percepção. Espírito não se molha. A carne se molha, mas a carne não é inteligente. É o espírito que coloca sentir-se molhado na sua realidade daquele momento porque vê (percebe) a água cair no corpo através da sensibilidade deste.

É fundamental para quem quer buscar a elevação espiritual alcançar a sabedoria de Cristo: para o Pai tudo é possível e Dele tudo se origina. Esta é a chave para todo conhecimento universal. Sem ela o seu conhecimento universal é incompleto, pois se prende apenas no conhecimento material.

Aliás, é por não passar o seu conhecimento sob o crivo da sabedoria de Cristo que até hoje vocês só acreditam nas coisas espirituais que a ciência humana comprova. Se a ciência diz ser impossível, vocês não acreditam... Grande engano...

 

 

Portanto, digo isso a vocês. Não deixem que ninguém os enganem com explicações falsas mesmo que pareçam muito boas. (Capítulo 2 – versículo 04)

Ou seja, não se deixem enganar quando alguém usa a ciência material para explicar as coisas do Universo.

 

 

Porque embora Eu esteja longe, em Espírito Estou com vocês e me alegro de ver que estão unidos e firmes na fé de Cristo. (Capítulo 2 – versículo 05)