A verdadeira fé - Cata aos Colossenses

Como viver a vida nova

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

Mulheres, sejam obedientes aos seus maridos, pois é o que vocês por serem Cristãs devem fazer. (Capítulo 3 – versículo 18)

Ouviram mulheres? Agora, homens, também sejam obedientes às suas mulheres...

É o ensinamento que já falamos muito: cada um tem que servir ao próximo. O homem deve obedecer à mulher e a mulher deve obedecer ao homem, só isso.

Na hora que cada um abrir mão de mandar, o outro não terá nada para obedecer.

Maridos, amem às suas mulheres e não sejam grosseiros com elas.

Filhos, o dever Cristão de vocês é obedecer sempre aos pais porque Deus gosta disso.

Pais, não irritem os seus filhos para que eles não fiquem desanimados. (Capítulo 3 – versículo 19 a 21)

Você vê que Paulo tem conselhos para todos. São todos que devem mudar de vida. Não é o pai que deve ser valorizado e o filho mudar. Não, todos precisam mudar.

O filho precisa aprender que o pai tem condições de ajudá-lo, mas o pai deve aprender que ele não tem que irritar o seu filho, ou seja, não tem que ficar a toda hora demonstrando o seu pátrio poder: 'vai arrumar o quarto, porque você não faz isso', 'está na hora de comer', 'largue isso e venha comer', 'você tem que chegar cedo', 'você tem que fazer isso', 'vai estudar'...

É isso que está sendo dito. O filho deve se mudar e dar mais atenção ao que o pai fala, mas os pais também precisam se mudar. A maioria dos genitores não são pais, são ditadores, pois não têm amor: tem apego, posse.

Escravos, em tudo obedeçam aos seus senhores humanos. Não obedeçam somente quando eles estão vigiando vocês só para ganharem a aprovação deles, mas obedeçam com sinceridade por causa do respeito que vocês devem ter pelo Senhor. E o que vocês fizerem, façam de todo o coração como se vocês estivessem fazendo para o Senhor e não para as pessoas. (Capítulo 3 – versículo 22 e 23)

Isso é muito importante para o trabalho de vocês. Sempre que forem fazer algum trabalho material, façam de todo o coração, pois vocês o estão fazendo para Deus. Não façam o seu trabalho material querendo ganhar lucros, salário, aprovação ou aumento.

Lembre-se de que o Senhor os recompensará, vocês receberão o que Ele guardou para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem, é Cristo. (Capítulo 3 – versículo 24)

Deixe-me dizer uma coisa. Quanto vale um real?

Participante: não vale nada.

Depende; se você está com fome, vale muito.

Dinheiro não tem valor, a não ser o valor que você dá a ele. É isso que Paulo está dizendo.

Os seres humanizados precisam aprender a valorizar o que recebem. Tem muita gente que ganha muito dinheiro e ele escorre pelo meio das mãos. Eles nunca têm dinheiro para nada. Agora, tem gente que ganha um salário mínimo e é feliz e não ambiciona mais nada.

É isso que Paulo está nos dizendo. É Deus que nos dá o que Ele tem guardado para o seu povo. O resultado da aplicação do seu dinheiro é Deus quem dá. Portanto, não adianta você colocar a sua felicidade na dependência de ganhar mais dinheiro. Para ser feliz, o que precisa é aprender a conviver com o valor que tem harmonicamente. Só assim receberá de Deus a felicidade.

Conviver harmonicamente com o que você tem é: 'se eu posso comprar um carro velho, eu sou feliz por ter um carro velho, não desejo um carro novo. Agora, se eu não posso comprar um carro velho, eu sou feliz por não ter carro, não vou desejar carro nenhum'. É isso que vai fazer você receber de Deus a felicidade com o que tem.

Se você quiser esperar receber mais dinheiro para ser feliz, senta, porque dinheiro não trás felicidade.

E quem faz o mal, seja quem for, pagará pelo mal que faz porque Deus julga a todos do mesmo modo, isto é, sem fazer diferença de pessoas.

Senhores, sejam justos e honestos na maneira de tratar os seus escravos. Lembrem-se de que vocês também têm um Senhor no Céu. (Capítulo 3 – versículo 25 e Capítulo 4 – versículo 01)

Marido e mulher, pai e filho, amigos: um é o senhor e o outro é sempre o escravo.