Imperfeições do ser - Textos

O sistema humano e as emoções

Participante: e quando você sente o apego por alguém e não consegue se libertar dele?

Ter um apego é ter uma emoção. O que chamamos de emoção são os sentimentos que vocês nutrem pelas coisas do mundo. Não as chamo de sentimentos, porque sentir é uma atividade sem raciocínio e aquilo que vocês imaginam sentir existe a partir de uma razão. Vocês amam, detestam, têm raiva de alguma coisa motivados por uma razão e por isso, o que está sentindo não pode ser chamado de sentimentos. Por este motivo chamo a isso de emoções.

Existem dois tipos de apegos: o mental, aquele que é formado a partir de uma razão, e o seu apego, o que é sentido livre da razão. O primeiro é aquele que é exposto através dos pensamentos que informem a existência do apego; o segundo existe quando você acredita que aquele pensamento é real. O primeiro é a prova do espírito; o segundo é a impureza deste ser. Falo assim, porque ao sentir o segundo, não agiu com neutralidade ao que foi proposto pela mente. Sendo assim, o que precisa ser eliminado por aquele que quer alcançar a elevação espiritual é o segundo e não o primeiro.

Quem tem o apego que é denunciado pelo pensamento não é você, mas sim a personalidade humana que está vivendo nesta etapa da sua existência eterna. Ter este apego, na verdade, não é uma imperfeição, porque ele faz parte do sistema humano de vida. Ou seja, ele é a sua provação. Se não existisse, você não teria a sua provação e com isso não poderia alcançar a elevação espiritual.

A encarnação não é uma vida, mas sim uma etapa da existência eterna do espírito onde ele tem a oportunidade de realizar um trabalho, que se bem realizado, poderá levar à elevação espiritual. Por isso, a personalidade humana que caracteriza a existência de uma encarnação precisa funcionar a partir do sistema humano de vida. Se ele não funcionasse assim, você não teria provas e esta etapa de sua existência, então, não teria sentido de existir.

Quem se ocupa em mudar o que a mente diz sentir, não entende que o que é dito é prova e não realidade. Não é porque sua mente diz que você está apegado a alguma coisa que está. Só estará quando se apegar ao pensamento que afirma existir um apego. Quem compreende isso age no sentido de se libertar do apego ao apego ao invés de agir querendo acabar com ele.

A luta buscando alcançar racionalmente o fim do apego é estar apegado a outra coisa: a informação de que é errado ter apego. Portanto, ela é fundamentada numa imperfeição também. Além disso, é infrutífera, pois se este pensamento é sua prova e se esta precisa existir para que a sua encarnação tenha sentido de existir, o pensamento não pode ser mudado.

Quando a sua mente disser que você está apegado a qualquer coisa, não se apegue a isso. Responda a ela: ‘quem está dizendo isso é você e não eu. Querendo estar, esteja; eu é que não vou me apegar a isso’. Sem se apegar a idéia de estar apegado, não viverá os efeitos do apego: o prazer de estar ao lado daquilo que é possuído e o pesar por não estar. Além disso, estará livre de ter que mudar o que o pensamento está afirmando. Com isso alcançou a harmonia com o seu mundo.

A perfeição, ou seja, conseguir viver harmonicamente com o seu mundo, se consiste em conviver com qualquer coisa que sua mente crie sem pactuar nem lutar contra o que é dito ou sentido pelo pensamento. Sempre que você compactua ou luta contra estas coisas se desarmoniza com o seu mundo, que é aquilo que é criado pela sua razão.

O verdadeiro sábio é aquele que nada sabe. Quem não tem nada que seja sabido não municia o egoísmo, pois não tem nada que precisa ser defendido. Qualquer coisa que seja sabida, ou seja, qualquer informação que seja tratada como verdadeira, servirá como munição ao egoísmo e com isso extinguirá a harmonia. Sendo assim, se você souber que não pode ter apego, o seu egoísmo defenderá este ponto de vista e o desarmonizará com o pensamento que diz que há um apego.

Querer trocar o que está se vivendo, mesmo que existam ensinamentos dos mestres que digam que aquilo não deve ser vivido, é uma imperfeição do espírito. Portanto, viva desapegado do apego informado pelo pensamento ao invés de querer extinguir esta idéia; viva o título mãe que o pensamento confere à uma determinada mulher sem querer lutar contra esta idéia. Portanto, não gere expectativas a partir dos ensinamentos dos mestres.

Quem tem contato com qualquer ensinamento e o transforma num caminho que precisa ser seguido racionalmente gera para si uma expectativa. Ela, por estar ligada ao sistema humano de vida, se transforma numa necessidade que precisa ser atendida. Por isso, serve como causa para a desarmonia coma vida.