Imperfeições do ser - Textos

O remédio para o vício

Pergunta: o remédio para libertar-se do vício é o desprendimento?

O remédio para o vício é a aceitação! A mente está dizendo que você deveria arrumar a casa, mas não teve tempo para isso, não teve condições ou força, então aceite o não ter feito, ao invés de culpar-se por que não fez.

Aceite tudo o que lhe acontece sem lutar contra o acontecimento que você estará livre do vício. Isso porque a condicionalidade que caracteriza a existência de um vício é apresentada pela mente através da cobrança de ser, estar, ou fazer alguma coisa. Se o vício, a ação viciada é fomentada na obrigação, a ação não viciada é aquela que aceita o acontecimento sem perder a paz, a tranqüilidade e a harmonia.

Passar por situações com prazer – sim, porque o prazer é o resultado de um vício atendido – ou dor é a prova de que você é viciado em alguma coisa, principalmente em egoísmo. Sendo assim, passar por elas em paz, harmonia e tranqüilidade é a prova de que, naquele momento, você agiu feliz, foi independente da personalidade humana que lhe serve como instrumento da provação.

Pergunta: o egoísmo faz parte do nosso DNA? É possível eliminá-lo?

Não. Não é possível eliminá-lo.

O egoísmo faz parte de seu DNA? Sim, o egoísmo é o fundamento primário de tudo o que a mente cria. Ele vai estar presente a cada momento. A mente só consegue trabalhar na base do egoísmo.

Quem, por exemplo, doa algo aos outros que é seu, faz isso por quê? Porque quer servir, porque quer doar.m Sendo assim, esta pessoa está defendendo o seu interesse, o interesse de dar, o interesse de servir e não sendo bonzinho, amoroso com o próximo. Ele está se satisfazendo. Ao contrário do que vocês imaginam, quem doa o que é seu porque acha certo fazer isso, não esta agindo com bondade, mas explorando o próximo, já que o está usando para alcançar o seu prazer.

Portanto, se o egoísmo está no DNA de cada um, é o fundamento primário da mente, não tem jeito: ele não vai acabar. Apesar disso, você pode se libertar do vício e assim deixará de ser egoísta.

Como se libertar do vício? Já disse: aceitando tudo o que lhe acontece. Vivenciando tudo o que lhe acontece, sem se prender à condicionalidade para ser feliz.

Isso você pode fazer! Isso pode acontecer, se acontecer. Agora deixar de ser egoísta, não!