O poder da felicidade

O que precisa ser feito?

Reproduzir todos os áudiosDownload
O que precisa ser feito?

A pessoa que agora me apresenta uma questão não fala de um sofrimento, mas quando analisamos a dúvida que ela tem, dá para entender que a dúvida causa uma certa apreensão, uma agonia. Por isso é justo respondermos ao que me é falado, pois dessa forma podemos devolver a felicidade a essa pessoa.

Ela me diz o seguinte: se Deus é tudo e tudo é Ele, tudo é Deus. Se Ele é tudo, a humanidade que o espírito vive também o é. Se ela é Deus, porque o ser tem que mudar alguma cosia, em que fazer algo? O que ela me diz é mais ou menos o seguinte: se eu já sou Deus, o que tenho que ser para ser Deus? Tenho que fazer o que para ser Ele?

A pergunta é interessante. Para falar desse assunto vou usar um exemplo que aconteceu entre eu e um outro ser encarnado. Um dia quando conversamos sobre Deus ser tudo, esse ser me disse: ‘se Deus é tudo, o meu cachorro é Deus’. Eu respondi que sim, que o cachorro dele é Deus. Esse ser, então, continuou: ‘sendo assim, não tem o menor problema de eu viver o meu cachorro como Deus’. Eu disse que tinha e expliquei o meu ponto de vista.

O cachorro dessa pessoa é Deus, mas se ele é isso, não é cachorro. Por isso, ao viver o cachorro como Deus ainda estará lidando com este animal como cachorro. Não muda nada. O termo deus, nesta questão, vira apenas um outro valor, nome, mas não muda a essência daquilo que é chamado.

Agora, se vivermos Deus como cachorro, neste caso não há problema. Isso porque estaremos vivendo com Deus, chamando-o de cachorro, o que não ofende o senhor de forma alguma.

A diferença entre uma e outra coisa é pequena. Vocês querem conviver com a coisa material como se Deus fosse, sendo que ela é, mas não estão vivendo com Deus de verdade, pois estão vivendo com a coisa material chamando-a de um outro nome. Vou dar outro exemplo para ficar mais claro o que quero dizer.

O seu sofá é Deus. Então, você pode viver o seu sofá chamando-o de Deus. Só que se vivê-lo dessa forma, não estará vivenciando a Unidade. Isso porque existem milhares de tipos de sofás e em estados diferentes. Por isso, mesmo chamando um sofá de Deus, ainda conviverá com um sofá bonito e outro feio, com um novo e outro velho, um arrumado e um desarrumado. Sendo assim, ainda vive na multiplicidade, não alcançou a Unidade.

Quando se chama um sofá de desarrumado, por exemplo, se sai de Deus, da Unidade, pois se cria a dualidade. Como é possível saber se um sofá está desarrumado? Sabendo o que é um arrumado. Então veja, quando se trata as coisas humanas com os valores humanos, se vive a dualidade e por isso não se vive Deus.

Esse é o problema. É isso que é preciso ser feito para se estar com Deus: viver a Unidade e não a dualidade.

O sofá é Deus. Se vive o Senhor como o sofá, vive a Unidade, ou seja, todos os sofás serão iguais para você. Eles não possuirão mais uma qualificação para distingui-los.

Essa é a diferença porque existe alguma coisa a ser feita nesta vida, mesmo que você já seja Deus: afastar-se da dualidade e penetrar na Unidade. É para isso que vocês nasceram e é para isso que expõe a um mundo dual: para abandonarem o dualismo e vivam sempre na Unidade.

Portanto, Deus é o sofá e o trabalho que precisa fazer é justamente esse: colocar Deus na frente das coisas materiais. Quando isso ocorre, você vive a Unidade e por isso é Ele, está com Ele.

Esse é o trabalho que você e todos os seres que estão encarnados precisam fazer. Acho que esta resposta acaba com a dualidade na sua vida. Sim, Deus é tudo e tudo é Ele, mas você não vive com Ele: vive com as coisas humanas. O máximo que consegue fazer é chamar estas coisas de Deus, mas isso não lhe faz existir dentro da sua essência.

Sendo assim, tudo é sagrado, inclusive você. Por isso precisa viver dentro do sagrado que é. Isso se consegue vivenciando a Unidade e não a dualidade, a particularidade.

Espero que tenha lhe ajudado. Sei que o tema é difícil compreensão, pois são coisas não tangíveis para vocês, mas esta é a resposta que poderia lhe dar.

Fique na paz.