As reformas da reforma

O que é um ser elevado?

Para começar pergunto: o que você vai ser quando se transformar? Começo por aqui porque pode até ser que você já tenha feito a sua transformação e não saiba, já que não sabe no que se transformará. Neste caso, você não precisaria fazer mais nada e nem sabe disso.

Por isso pergunto: o que você virará quando se transformar?

Participante: em um espírito elevado.

Concordo, mas o que é um espírito elevado?

Participante: um santo.

Certo, os espíritos elevados neste mundo são chamados de santos, mas o que é um santo?

Repare numa coisa: você está dando respostas pré-formatadas, mas que não possuem nenhum conteúdo que seja conhecido. Diz que se transformará num santo ou num espírito elevado, mas como não sabe o que é isso, sua resposta está completamente vazia.

Este é um hábito dos seres humanos. Ao longo de suas existências vão aprendendo respostas pré-formatadas para algumas questões da vida e não se preocupam em querer entender, compreender, o que ela significa. Assim, ficam vivendo na superfície da existência sem mergulhar profundamente nas questões da vida.

Muitos, por exemplo, acreditam que determinadas atitudes são erradas, mas se começarmos a discutir o assunto com estas pessoas, nós veremos que eles nem sabe por que pensam assim, pois desconhecem em profundidade aquele assunto. Por isso, precisamos nos aprofundar no conhecimento do que querem dizer os termos que usamos para designar as coisas.

No processo da reforma íntima, naquilo que justifica a nossa existência no mundo material, não podemos viver deste jeito. Ficando apenas na superfície da vida não nos aprofundamos no que somos hoje e com isso não se pode mudar nada do que somos. É por este motivo que vamos mergulhar agora na questão do que você será quando promover a sua reforma.

Sabe o que é um espírito elevado ou santo, como vocês chamam? Aquele que vive feliz...

“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade”. (O Livro dos Espíritos – pergunta 115)

Um ser elevado, um espírito elevado, é aquele que vive constantemente a felicidade que Deus tem prometido, ou seja, é sempre feliz. Por isso afirmo que o resultado do trabalho da elevação espiritual é alcançar a felicidade.

Mas, será que esta felicidade é a mesma que vocês vivem durante a vida? Acho que não, pois se fosse todos os seres humanos já teriam promovido a reforma íntima e neste caso não haveria mais necessidade de encarnações neste planeta.

Por isso afirmo que a felicidade vivida pelo santo ou ser elevado tem que ser algo diferente daquilo que vocês sentem quando ganham alguma coisa ou conseguem realizar algo que desejam.

Que felicidade é esta? É a felicidade incondicional. Ela existe quando você é feliz independente do que está acontecendo. Cristo a chamou de bem aventurança...

Esta é a característica principal de todos os santos, de todos aqueles que conseguiram promover a reforma íntima. Eles estão em paz consigo mesmo e com o mundo. Alcançaram uma felicidade que nada afeta.

Quando vêem uma criança com fome, ao invés de sentar e chorar ou se lamentar por causa disso, o santo vai lá e ajuda, sem perder a sua paz. Age sem sofrer com o que está acontecendo. Por causa deste não sofrimento, consegue ajudar, enquanto que nós sofremos com o que está acontecendo e por isso acabamos não ajudando realmente.

Volto à questão da compreensão dos termos que usamos. Será que prestar ajuda aos outros é apenas dar o que eles precisam? Será que ajudar aos outros é apenas fornecer elementos que lhes levem a superar suas carências? Acho que não...

Imagine o que é chegar com sofrimento perto de quem já está sofrendo. Você acha que isso ajuda aquele a voltar à sua paz e felicidade? Com certeza você já passou por isso e sabe muito bem que quando está sofrendo e alguém chega perto de você também sofrendo, a sua dor aumenta, não é mesmo? Na verdade, sofrer perto de quem está sofrendo só piora a situação do outro, só aumenta a infelicidade dele.

Portanto, ajudar os outros é muito mais do que suprir suas carências. É preciso que se tomem algumas posturas no relacionamento com quem está sofrendo para realmente ajudá-lo.

Eis, então, o primeiro conhecimento que devemos ter a resposta a respeito da reforma íntima: é preciso saber que ela deve conduzir o ser encarnado à vivência de uma paz interna, de uma felicidade incondicional. Vocês promovendo a reforma íntima alcançarão a felicidade.