Conversando com um espiritualista - volume III

O que é do espírito e o que é do humano

Participante: tive um sonho e me vi nele matando uma mosca, mas não tive a intenção de matá-la, foi um acidente. Fiquei sabendo que isso aconteceu numa outra encarnação. Meu ego irá agora resgatar esta velha dívida ou não existe esta cobrança?

Não existe esta cobrança, pois não foi este ego que matou, mas outro. Como é que você vai pagar pelo que não fez?

‘Mas, veio esta lembrança para que então’, você me perguntaria. Eu respondo: ela veio para alguma prova para o espírito e não para você, ego.

Participante: não existe resgate de encarnações passadas?

Tem, para o espírito, não para você. Você, o humano, se for, é o resgate do espírito: você não pode resgatar nada, porque não tem nada a resgatar. Deixe-me dar um exemplo para ficar claro.

Digamos que um espírito vivenciou a atividade de um ego matar outro. Estou falando dentro da criação ilusória, já que ninguém morre. Se essa ação tiver que ser novamente prova para o espírito e você, o humano tiver que morrer, não estará resgatando nada: será o resgate.

Tudo que lhe acontece é para o espírito e não para você. Portanto, você não tem que resgatar nada.

É igual ao que já me falaram: eu tenho provas. Não, você, o humano, não tem provas: você é a prova do espírito. Da mesma forma, o ser humano não tem missões: ele é a missão do espírito.

Você, humano, é, não tem.