Em busca da felicidade - Textos - Parte I-Técnica

O presente é efêmero

Saibam de uma coisa: é preciso muita concentração para se viver o presente. Por quê? Porque ele é efêmero. O presente se transforma muito rapidamente. Se não estão completamente atentos ao aqui e agora não conseguem vive-lo.

Para vocês, o presente existe desde o momento que entraram aqui até o momento que vão sair, daqui a duas ou três horas. Só que nestas duas ou três horas que estão passando aqui, quantos presentes aconteceram?

Portanto, é preciso muita concentração para não se deixar levar por projeções futuras que a mente crie nem pelas ideias do passado que ela usa. O máximo que deve dizer para si mesmo é: ‘eu estou aqui’.

Se a mente quiser saber porque veio aqui, responda: ‘não sei’. Se ela quiser saber o que está fazendo aqui, diga: ‘não sei’. Se ela lhe perguntar o que fará quando sair daqui, diga: ‘não sei’. Faça isso para viver a única coisa que você que tem neste momento: estar aqui.

Para se viver o presente é preciso estar completamente centrado em si mesmo. Não é ouvir, ver, falar, fazer este ou aquele ato. É simplesmente estar onde a vida está acontecendo.

Você, se estivesse desatento, poderia até achar que concentrando-se no estar ouviria tudo o que eu diria, mas isso é uma ilusão. Pode ser que passe uma motocicleta ou um carro fazendo barulho lá na rua e neste momento, neste presente, sua atenção seria desviada e você não ouviria. Pode ser que uma pessoa deixe cair algum objeto no chão, faça algum movimento brusco, e você não me ouviria mais. Como, então, pode garantir que vai m ouvir o tempo inteiro?

Você só pode garantir que está aqui. Por quê? Porque está aqui. Porque está percebendo o cômodo que lhe diz que aqui é aqui.

Portanto, para se viver o presente no presente pelo presente é preciso retira todo o resto. É preciso se retirar o passado, a ideia de que o presente é consequência do passado e os preconceitos, o futuro, o que acontecerá quando sair daqui, e as ideias sobre o que está fazendo aqui.

Isso vale para todo e qualquer presente que esteja vivendo. Se estão num barzinho tomando cerveja, estejam neste barzinho, mas não imaginem que foram lá para tomar cerveja. E se o copo quebra e você não tem mais onde tomar a cerveja?

Participante: O que o senhor pede é muito difícil de ser feito.

Sim, se fosse fácil todos já teriam feito. No entanto, apesar da dificuldade, pode ser feito.