A lei e a fé - Carta aos romanos

O povo de Israel e o evangelho

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2

O que vamos dizer então? Vamos dizer que os não judeus, que não procuravam ser aceitos por Deus, foram aceitos por meio da fé. (Capítulo 09 – versículo 30)

Os não judeus são os não religiosos. Paulo nos diz: aqueles que mesmo não sendo religiosos procuram Deus por meio da fé serão salvos. Sendo assim, quando Cristo disse 'conhece a verdade e ela o salvará', não estava falando de nenhuma religião, pois mesmo os não religiosos podem se salvar.

A única verdade que você precisa conhecer para ser salvo é Deus. Mas, como não consegue concebê-lo, pois só consegue conceber aquilo que conhece, você precisa, então, reconhecer Deus nas ações do mundo.

As ações você vê: é aquilo que vive. Se vivê-las com fé estará salvo.

Porém o povo escolhido por Deus, que estava procurando a lei para ser aceito por Ele, não encontrou o que procurava. (Capítulo 09 – versículo 31)

A lei, neste caso, é a própria lei religiosa: a obrigação, o padrão de julgamento.

E porque não? Porque procuravam alcançar isso por meio das suas ações e não por meio da fé. (Capítulo 09 – versículo 32)

É aquilo que estamos dizendo sempre: não importa o que você faça. Deus não julga o que você faz, mas está sempre atento à intenção que tem ao fazer. Quando faz com fé, sem intenções individualistas, tem as melhores intenções.

Eles tropeçaram na 'pedra de tropeço, como dizem as Escrituras Sagradas: vejam, estou colocando em Sião uma pedra em que vão tropeçar, uma rocha que vai fazê-los cair. Mas quem crê Nele não ficará desiludido. (Capítulo 09 – versículo 32 a 33)

A pedra de tropeço são as dificuldades da vida.

Quando acontece, por exemplo, um assassinato, essa ação é uma pedra de tropeço, pois se você se basear pela lei terá que condenar quem praticou o ato. Mas na hora em que atingir a consciência amorosa, não condenará ninguém. Para esses o pensamento é este: 'é proibido matar, mas por amar a todos igual a mim, me abstenho de julgar'.

Tropeça aquele que julga a partir de atos.

Meus irmãos, desejo de todo coração que o meu próprio povo seja salvo. E peço a Deus em favor deles porque eu sou testemunha de que são muito dedicados à Deus. (Capítulo 10 – versículo 01 a 02)

Paulo está falando dos judeus, ou seja, dos religiosos. Pede que os religiosos sejam salvos por Deus, pois ele é um religioso. Por isso sabe que o religioso é muito dedicado, tem muita boa vontade, mas sabe que a sua boa vontade se condiciona à lei e não ao amor.

Porém a dedicação deles não está baseada no verdadeiro conhecimento. Não conhece como Deus aceita as pessoas e assim têm procurado conseguir isso da sua própria maneira. Eles rejeitaram o modo de Deus aceitar as pessoas. Porque, com Cristo, a lei de Moisés perde o seu poder, e assim, os que crêem são aceitos por Deus. (Capítulo 10 – versículo 02 a 04)

Paulo está falando do Cristo respondeu quando perguntado sobre a lei: eu não vim destruir a lei, mas dar um novo sentido.

Cristo ensinou que a lei perde o seu valor como código de julgamento, pois o amor sobrepõe-se à culpa. Esse foi o sentido que Jesus deu.

Quando você ama, o amor se sobrepõe à culpabilidade.