Vida humana

O não ter

Vendo-se como espírito e alcançando toda a compreensão que falamos aqui, o momento do não ter deixa de ser um momento de carência, de vazio. Ao contrário, ele passa a ser cheio da oportunidade de alcançar a perfeição.

Veja que beleza. Aquilo que era o momento de sofrimento por não ter, se transformou num momento cheio de alegria, pois ali existe uma oportunidade de viver a felicidade que Deus tem prometido. Isso, no entanto, jamais será vivido por alguém que tenha como objetivo de vida os anseios humanos. Para esse existirá sempre o atoleiro do sofrimento.

Sem se colocar em prática o fundamento básico do espiritualismo (sou um espírito) não há encarnação e sim vida. Por isso não há provação, ou seja, oportunidade de viver a felicidade que Deus tem prometido. Com isso o momento estará sempre cheio apenas do pesar por não ter.

Para superar este pesar você, então, busca a Deus através da oração pedindo para que o não ter cesse. Neste momento pode até pensar que está em união com o Pai, mas isso é irreal. Como pode estar unido se o que anseia naquele momento é contrário ao que Ele criou com carinho para lhe dar uma oportunidade para encontrá-Lo?

Todo momento de sua existência é criado por Deus com todo carinho e amor para atender aquilo que você liberto da materialidade sabe que precisa por causa da natureza das suas falhas. É criado para que neste momento não falhe mais.

Como é não falhar neste momento?

“Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. Outros, só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade”. (Pergunta 115)

Quem ora a Deus pedindo que o não ter acabe ou que Ele dê o que se acha justo ter, murmura e assim volta a falhar. Mais tarde irá reconhecer isso e novamente pedirá uma encarnação para expiar essa falha.

Tendo a consciência do objetivo da vida e conhecendo o caminho pelo qual se alcança ele, o ser humanizado ao invés de reclamar por não ter alguma coisa em um determinado momento, passa a agradecer a Deus naquela hora pela oportunidade que está tendo. Mas, para que isso aconteça é preciso que o não ter exista. É por isso que nas bem-aventuranças Cristo ensinou:

“Bem aventurado serão vocês quando forem perseguidos e caluniados em meu nome”.

Reparem no ensinamento: não existe o se, mas o quando... Vocês não serão felizes se forem caluniados e perseguidos, mas sim quando forem. Ou seja, há a necessidade que isso aconteça para que você viva a felicidade que Deus tem prometido. Dá para ser feliz no momento que é perseguido ou caluniado sem a prática do que está nesta pergunta que estamos conversando?

Porque a bem aventurança só pode ser vivida no momento da calúnia e perseguição? Porque você pôs em prática os ensinamentos da doutrina dos espíritos a qual diz acreditar. Pôs em prática a doutrina que diz que você é um espírito encarnado. Olhe a revolução que provoca em sua vida colocar em prática uma mínima parte daquilo que você diz que acredita...