BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

O medo e o amor

Participante: só para compartilhar algo que para mim foi bastante revelador. Eu tinha muito conceitos de que precisava superar os meus medos, para alcançar o amor. Um dia me veio um pensamento de que não: alcançando o amor não teria medo. Praticando o amor não teria medo. Isso me prova que não é preciso raciocinar para alcançar: o caminho surge.

Nessa sua construção filosófica só há uma coisa que não se encaixa com Cristo ensina e que nós propomos: superando os medos você alcança o amor. Não é isso. Quando você ama, tem medo e ama. Enquanto tiver medo e achar que precisa superá-lo para amar, pode até superar, mas não ama nunca.

Veja, estamos falando em viver em harmonia com tudo. Sendo assim, estamos falando em viver harmonicamente com seu medo e não em supera-lo. Amar é ter medo de amar, mas mesmo assim amar.

Sabe qual é a diferença do covarde para o herói? É que o herói faz com medo o que o covarde não faz de jeito nenhum.

Então, não é para superar o medo. Se tem, ele faz parte de você. Se não houvesse o medo, essa pessoa não seria você, pois você tem medo. É preciso se amar, ou seja, conviver com você, sendo quem é, em paz e harmonia com você.

Ao invés de tentar vencer o medo que tem, ame-o.

Participante: certo, mas há um medo especifico: o de não alcançar o amar.

‘Eu tenho medo de não alcançar o amor. Que bom. Vou amar a todos com o medo de não alcançar, inclusive o meu de alcançar’. É preciso amar a tudo, inclusive o seu medo de não alcançar o amor. É isso que precisa ser feito.

Agora se quiser superar o medo de não alcançar o amor, dou um conselho: nem comece a tentar a amar. Dedique-se apenas a superar o medo de não amar.

Participante: tem uma frase que diz mais ou menos assim: se escolher um caminho, então vá. Se tiver medo, vá com medo mesmo. Parece uma frase boba, mas tem um sentido.

É isso mesmo.

Se está com medo de ir, vá com medo mesmo. Vá! Não adianta ficar parado no mesmo lugar ou esperar conhecer o caminho todo para começar a caminhar.

O que é um caminho? Uma sucessão de lugares desconhecidos. Quem começa a caminhar não sabe o que vai acontecer amanhã, depois de amanhã. Só sabe o que está acontecendo hoje, naquele lugar do caminho que está. Se ficar parado no mesmo lugar esperando o amanhã para descobrir o que haverá, ficará sempre no mesmo lugar. Nunca vai sair do hoje, nunca vai andar.

Então, vá andando e deixe o caminho se desenrolar. Como já estudamos: deixe que cada dia traga os seus próprios problemas. Todos os dias haverá problemas, mas caminhe sempre!

Já estudamos aqui a passagem onde Cristo aconselha a deixar que cada dia traga seus próprios problemas. Esse é o pensamento para continuar caminhando: ‘Eu estou aqui, não sei se o caminho é esse, não sei se estou certo, não sei se vou entrar ou sair, mas vou caminhar porque mais lá na frente saberei se é o caminho ou não. Preciso continuar caminhado, porque se não sair daqui nunca vou descobrir se o caminho é esse’.