Imperfeições do ser - Textos

O inimigo número um

Participante o vício é o general que precisamos combater?

Não diria que o vício é o general do exército que lhe faz frente no combate pela elevação espiritual. Na verdade, ele é o caminho para identificar quem é inimigo ou não...

O exército inimigo que você precisa combater são as normas e regras que são usadas pela mente para a geração do sistema humano de vida. Tudo aquilo que você acredita como certo ou errado, bonito ou feio, bom ou mal e que geram obrigações e necessidades são os soldados do exército inimigo. Já o general, o que faz estes soldados se tornarem seu inimigo, é o egoísmo.

O egoísmo é, vamos dizer assim, a poluição máxima que você tem, a poluição mais enraizada. Apesar da sua importância, dificilmente você a atingirá diretamente sem libertar-se do vicio. Por quê? Porque o seu maior vício é defender seus interesses.

O problema para quem busca a elevação espiritual é querer ganhar sempre, é querer ter o prazer sempre, é querer ser reconhecido, é querer ser elogiado. Lembra? As quatro âncoras. Para libertar-se dela é preciso compreender a questão do vício, pois só assim vai conseguir deixar de querer ganhar sempre. Enquanto não atacar o vício, achará normal o querer ganhar.

É por isso que disse que o vício é o caminho para identificar o inimigo. Quando se desviciar, ou seja, não achar mais normal querer ganhar alguma coisa, você pode identificar as normas e regras que são usadas para gerar obrigações e necessidades e com isso tem um soldado para atacar.